Doença e morte são condições próprias dos seres humanos em qualquer idade. Entretanto, existem evidências de que o envelhecimento celular humano torna o organismo mais suscetível a doenças. Nessas condições, o rebaixamento da um profissional que lida com o envelhecimento é cuidar da pessoa idosa e protegê-la.
Comissão Permanente de Cuidados Paliativos da SBGG *
“O sofrimento só é intolerável quando ninguém cuida.”
Esse aforisma de Cicely Saunders, pioneira do movimento moderno de Cuidados Paliativos, serve de provocação para que novas gerações de profissionais sejam capacitadas para encarar a complexidade do cuidado de pessoas com doenças incuráveis que ameaçam a continuidade da vida, incluindo seus familiares.
No ano de 2004, foi criada a Comissão Permanente de Cuidados Paliativos da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Desde então, a Comissão vem desenvolvendo atividades educativas por todo o país em eventos científicos da SBGG, informando e divulgando a prática dos Cuidados Paliativos.
Dados demográficos e epidemiológicos alarmantes revelam o aumento da incidência e prevalência das doenças cronicodegenerativas na população idosa. Contudo, é lamentável que tais doenças ainda não sejam reconhecidas como indicações de abordagem paliativa.
Preocupada com essa realidade e com o futuro da atenção aos idosos, a Comissão Permanente de Cuidados Paliativos oferece esta contribuição para o que considera um atendimento pertinente à população idosa. Trata-se de uma aproximação ao tema, que tem por finalidade esclarecer o que são os Cuidados Paliativos, ainda pouco compreendidos e alvo de distorções e preconceitos.
Esta publicação limita-se a uma abordagem introdutória, com o propósito de estimular o aprofundamento de conhecimento e reflexões para intervenções paliativas efetivas em idosos.
Leia na íntegra: Disponível Aqui
* A Comissão Permanente de Cuidados Paliativos da SBGG é formada pelos seguintes membros: Presidente: Daniel Lima Azevedo (RJ), Ana Beatriz Galhardi Di Tommaso (SP),
Claudia Burlá (RJ), Gisele dos Santos (PR), Laiane Moraes Dias (PA), Ligia Py (RJ) e Mirella Rebelo Bezerra (PE)