Transgênicos e Células-Tronco: Duas Revoluções Científicas”, de Alessandro Greco. Editora Beì Coleção Entenda e Aprenda. Páginas: 96. Preço sugerido: R$ 19,90. Pedido através do e-mail [email protected] ou pelos telefones (11)3089-8880 / 3089-8883 / 3089-8894.
Lúcia Calasso *
O livro “Transgênicos e Células-Tronco: Duas Revoluções Científicas”, de Alessandro Greco, é o décimo-primeiro livro da Coleção Entenda e Aprenda da BEI Editora. A publicação é uma fonte de consulta para estudantes, professores, pesquisadores, médicos, ambientalistas, empresários, curiosos e interessados por um tema fundamental da atualidade. O livro resume a origem, o desenvolvimento e as aplicações dessas novas conquistas da ciência, regulamentadas no Brasil com a aprovação da Lei de Biossegurança.
O livro teve pesquisa e redação do jornalista Alessandro Greco e contou com a consultoria de dois dos maiores especialistas brasileiros nas áreas: a coordenadora do Centro de Estudos do Genoma Humano, Mayana Zatz, e o biólogo Fernando Reinach.
A publicação explica de maneira fácil os conceitos e desmistifica as polêmicas ao redor dos dois temas que estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano, mas que ainda são vistos por muitas pessoas como peças de ficção-científica.
“O grande mérito é explicar para o leigo os prós e os contras desses dois assuntos polêmicos que podem ter impacto na saúde e na agricultura”, afirma Reinach. “O leitor terá a informação correta e poderá fazer o seu próprio julgamento sobre o uso ou não dessas novas técnicas”, completa Mayana.
Diversas dúvidas são esclarecidas no livro, entre elas; Como se faz uma planta transgênica; Os perigos ou não do consumo de alimentos transgênicos; Doenças que poderão ser tratadas a partir das células-tronco; A discussão em torno do impacto ambiental; O porquê da posição contrária de alguns grupos religiosos ao uso de células-tronco embrionárias.
Mayana Zats é professora titular de Genética do departamento de biologia do Instituto de Biociências e coordenadora do Centro de Estudos do Genoma Humano, ambos da Universidade de São Paulo. Pioneira no Brasil no estudo de doenças neuromusculares, a cientista especializou-se em distrofia muscular (degeneração progressiva da musculatura esquelética).e do pulmão.
Fernando Reinach é fundador da Genomic Engenharia Molecular, um dos primeiros laboratórios a realizar teste de DNA no Brasil. Em 2000, foi secretário de Ciência do Ministério de Ciência e Tecnologia. Membro da Academia Brasileira de Ciência e professor licenciado do Instituto de Química da USP.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Editora Bei