Evento da ABG e Supera aborda a Doença de Alzheimer neste setembro lilás.
O dia 21 de setembro foi instituído como o Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença de Alzheimer pela Alzheimer’s Disease International (ADI), uma entidade internacional cujo objetivo é evidenciar os desafios, demandas e práticas relacionadas à doença. Celebrada mundialmente, esta data visa conscientizar e desmistificar a Doença de Alzheimer, fomentando discussões e ações que priorizam o diagnóstico precoce e o suporte integral às pessoas acometidas, seus cuidadores e familiares.
No Brasil, essa data foi oficializada pela Lei 11.736/2008, e o impacto da conscientização levou ao reconhecimento de setembro como o “Setembro Lilás”, mês inteiramente dedicado a campanhas informativas sobre a Doença de Alzheimer.
CONFIRA TAMBÉM:
Estima-se que no Brasil cerca de 1,2 milhão de pessoas sejam afetadas pela Doença de Alzheimer, enquanto mundialmente, o número ultrapassa 55 milhões, com projeções indicando que, até 2050, esse total poderá superar os 130 milhões (Ministério da Saúde; Organização Mundial da Saúde). O envelhecimento populacional e o aumento da expectativa de vida são fatores que contribuem para o crescimento dessas estatísticas, o que torna primordial o investimento em ações de conscientização, prevenção e diagnóstico precoce.
A falta de conhecimento sobre a Doença de Alzheimer frequentemente atrasa o diagnóstico e restringe o acesso a cuidados adequados. Esse cenário reforça a importância de campanhas de conscientização como o Setembro Lilás, que busca reverter essa realidade ao promover o diálogo aberto sobre a doença e estimular ações voltadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas acometidas pela doença, além de apoiar seus cuidadores e familiares.
As campanhas realizadas em setembro têm um papel fundamental na sensibilização do público, alertando sobre os sinais da Doença de Alzheimer, como lapsos de memória, dificuldades em realizar tarefas cotidianas e mudanças de comportamento, que muitas vezes são negligenciados ou confundidos com o envelhecimento natural. Essas iniciativas também ressaltam a importância de políticas públicas e programas que ofereçam suporte adequado às pessoas com a doença.

ABG e Supera promovem evento “despertando a sociedade para a saúde do cérebro”
Em resposta à crescente demanda por conscientização sobre a saúde cerebral, a Associação Brasileira de Gerontologia (ABG) e o Supera Instituto de Educação promovem, desde 2019, o evento “Despertando a Sociedade para a Saúde do Cérebro”. Em sua 6ª edição, o evento será realizado em formato híbrido, gratuito, no dia 14 de setembro, das 8h30 às 12h, no Teatro Gazeta (São Paulo), com transmissão ao vivo pelo canal do Supera no YouTube.
O evento contará com a participação de profissionais e pesquisadores renomados, que trarão discussões atualizadas sobre a Doença de Alzheimer e suas implicações para a saúde pública e a vida das pessoas afetadas.
Programação
– “A Doença de Alzheimer é Genética?”, com a Dra. Jerusa Smid
– Avanços e Tratamentos na Doença de Alzheimer, com a Dra. Sonia Brucki
– Plano Nacional de Demência: Estigmas e Mitos, com a Dra. Elaine Mateus e Dr. Leandro Minozzo
– Direitos da Pessoa com Demência, com a advogada Dra. Alexsandra Manoel Garcia
– Estimulação Cognitiva: Proteção Contra Declínio Cognitivo, com as Profas. Dras. Mônica Yassuda e Thais Bento Lima-Silva
– Diálogo entre Cuidadores: Alzheimer – Amor e Acolhimento, com a Dra. Thais Bento Lima-Silva e a jornalista Silvia Haidar (Folha de SP)
A mobilização do Setembro Lilás e eventos como o “Despertando a Sociedade” contribuem com a sensibilização da população e com o fortalecimento de ações voltadas à prevenção e ao tratamento da Doença de Alzheimer. Somente com o engajamento da sociedade e o investimento em educação e políticas públicas eficazes será possível minimizar o impacto dessa doença, garantindo mais qualidade de vida e dignidade às pessoas acometidas pela doença, seus cuidadores e familiares.
Referências
ALZHEIMER’S DISEASE INTERNATIONAL. World Alzheimer Report 2021 Journey through the diagnosis of dementia. 2021. Disponível em: <https://www.alzint.org/u/World-Alzheimer-Report-2021.pdf>. Acesso em: 06 set. 2024.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Relatório Nacional sobre a Demência no Brasil (ReNaDe). 2022.
SUEMOTO, C. K. et al. Fatores de risco para demência no Brasil: diferenças por região e raça. Alzheimer’s & Dementia, v. 19, n. 5, p. 1849-1857, 2023.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Dementia: A public health priority. Geneva. 2012. Disponível em: <https://www.who.int/mental_health/publications/dementia_report_2012/en/>. Acesso em: 06 set. 2024.
Serviço
Inscrição para evento presencial: https://cadastro.metodosupera.com.br/lp-inscricao-presencial-despertando-a-sociedade-6-edicao-2024-duplicado
Inscrição para evento online: https://cadastro.metodosupera.com.br/lp-inscricao-despertando-a-sociedade-2024-online
Foto de Jiun-Je Lin/pexels.
