Seminário público de apresentação final de projetos do Edital Acadêmico de Pesquisa 2021

Seminário público de apresentação final de projetos do Edital Acadêmico de Pesquisa 2021

Nesta quinta-feira, dia 20, durante seminário público de apresentação de projetos, será anunciado o Edital Acadêmico de Pesquisa 2022. Não perca!


O Seminário final de apresentação dos resultados de pesquisa do Edital Acadêmico de Pesquisa 2021: envelhecer com futuro, será realizado no próximo dia 20 de outubro, das 18 às 21 horas, na modalidade online. O Seminário, promovido pelo Itaú Viver Mais em conjunto com o Portal do Envelhecimento e Longeviver, lançará no mesmo dia pelo segundo ano consecutivo o Edital Acadêmico de Pesquisa 2022.

O Edital surgiu em um período de redução dos investimentos científicos, negacionismo e descaso com as políticas de ciência e tecnologia do País relacionadas, especialmente, com temáticas que envolvem a longevidade, com o objetivo de fomentar a pesquisa na área do envelhecimento. Entendemos que a produção de conhecimento tem o potencial de indicar caminhos para um melhor longeviver. Trata-se de uma iniciativa inovadora que dá chance a muitos pesquisadores autônomos do país afora poderem mostrar o que estão pesquisando em relação a esta etapa da existência humana, normalmente com temas pouo pesquisados pela academia.

Seminário

O Seminário será apresentado por Amanda dos Santos Lemos, Alda Abrahão Faiad de Moura, Elaide Martins da Cunha, Simone da Cunha Tourino Barros, Anelise Crippa Silva, Cassiana Leindecker, Gisele Garcia Zanca, Cintia Liesenberg e Isabel Dillmann Nunes que falarão dos resultados de suas pesquisas, selecionadas no ano passado, e agrupadas em três linhas de pesquisa (Educação digital e segurança das informações na rede, Saúde financeira e segurança de internet e Segurança de acesso a bens e serviços) e em três categorias de apoio financeiro (8, 16 e 24 mil reais), a saber:

1) Das 18 às 19 horas serão apresentadas as seguintes pesquisas:
–  Pensamento Computacional como base para o Letramento Digital e Desenvolvimento Cognitivo da Pessoa Idosa;
– Presenças no mundo: a apropriação digital por idosos e iniciativas para sua capacitação em visibilidade nas mídias; e
– Fluência digital de idosos na Amazônia urbana: aplicativo para acesso a informações sobre serviços de saúde e sociais gratuitos em Belém e Ananindeua/Pará.

2) Das 19 às 20 horas serão apresentadas as pesquisas:
–  Violência contra o Idoso no município do Rio de Janeiro: Mapeamento das denúncias, Ações de prevenção e Enfrentamento na perspectiva da Garantia dos Direitos Humanos;
– Violência financeira contra idosos: análise do superendividamento dos idosos; e
– O idoso e a violência patrimonial.

Receba as últimas notícias!

Não perca nossas principais notícias e notícias que você precisa saber todos os dias em sua sua caiza de entrada.

3) Das 20 às 21 horas serão apresentadas as pesquisas:
– Facilitadores e barreiras para pessoas idosas na obtenção e compreensão de informações sobre disfunções musculoesqueléticas crônicas disponíveis na internet;
– A mobilidade urbana e os entroncamentos da vida: Os rebatimentos dos deslocamentos feitos por trabalhadoras domésticas, em grandes centros urbanos, no processo de envelhecimento e na vivência da velhice; e
– Transporte público urbano do Distrito Federal e entorno e as vivências do passageiro idoso: preconceitos e desafios de um transporte inclusivo.

Do total das 9 pesquisas desenvolvidas de janeiro até o início de outubro, todas realizadas por mulheres, sete são coletivas e duas individuais. Pesquisadoras de diversas formações – Serviço Social, História, Comunicação Social, Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Ciências da Computação e Ciências da Comunicação – e de diferentes regiões do País (Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Porto Alegre, Maringá, São Paulo, Campinas e Natal).

O Portal do Envelhecimento atuou na supervisão e monitoramento, mensalmente, desde fevereiro de 2022. Os encontros com os pesquisadores foi muito enriquecedor e permitiu a troca de saberes e compartilhamento. Ao longo desse período o Portal do Envelhecimento publicou alguns produtos dessas pesquisas, como vídeos, artigos na Revista Longeviver e matérias no próprio site do Portal.

Convidamos todos e todas a assistirem os resultados das pesquisas no nosso canal do Youtube e também a conhecerem as novidades do Edital Acadêmico de Pesquisa 2022, a ser lançado ao final do Seminário.

Não percam!

Serviço
Seminário Final de apresentação dos resultados do Edital Acadêmico de Pesquisa 2021: envelhecer com futuro
Dia: 20 de outubro
Horas: das 18 às 21 horas
Local: canal do Youtube

Portal do Envelhecimento

Compartilhe:

Avatar do Autor

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento escreveu 4189 posts

Veja todos os posts de Portal do Envelhecimento
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

Descubra mais sobre Portal do Envelhecimento e Longeviver

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo