Nos próximos 40/50 anos os adolescentes serão os “novos idosos”, possivelmente muito ativos e fazendo parte da força produtiva do país. Como as escolas os estão preparando?
“Etarismo: como mudar esse comportamento?”, é o tema da terceira edição do concurso SBGG Vai às Escolas, que está com inscrições abertas e gratuitas, até o dia 20 de outubro de 2022. O concurso é dirigido aos alunos devidamente matriculados no 1º e 2º ano do ensino médio, de escolas públicas ou privadas. O objetivo é dar visibilidade ao tema através da juventude do Brasil.
As vinte melhores redações serão publicadas em um E-book que ficará abrigado no site da SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia). O vencedor do concurso será premiado com um notebook e receberá uma passagem aérea para São Paulo, com direito a hospedagem e diária, bem como seu acompanhante. O aluno será convidado a ler a sua redação na cerimônia de abertura do CBGG2023 que acontecerá no dia 23 de março.
Edições anteriores
CONFIRA TAMBÉM:
Uma rosa na praia
- 13/07/2022
A primeira edição aconteceu em 2016 com o tema “Como eu quero envelhecer”. Nesse concurso tivemos mais de trezentas redações inscritas. As vinte melhores redações foram publicadas em um livreto lançado na ocasião do Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia que aconteceu em Fortaleza.
O prêmio foi um par de convites para passar o dia no Beach Park, além da passagem e duas diárias para conhecer Fortaleza. A vencedora do concurso foi uma aluna do segundo ano do ensino médio, moradora de Sorocaba (SP).
A segunda edição aconteceu em 2020 com o tema “Envelhecendo no país do século XXIII”. Um ano bastante atípico com escolas fechadas em decorrência da pandemia. Tivemos cerca de 120 inscrições inscritas e o vencedor foi um aluno da rede pública de ensino da cidade de São Paulo. O prêmio foi um notebook. Em ambas as edições o vencedor leu a redação na cerimônia de abertura do Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia.
Regulamento
a) participação – Poderão participar do concurso alunos devidamente matriculados no 1º e 2º ano do ensino médio, de escolas públicas ou privadas. Os pais ou responsáveis deverão assinar termo de concordância. Filhos ou enteados de representantes das diretorias Seções Estaduais da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, SBGG poderão escrever a redação, mas não poderão concorrer ao prêmio.
b) inscrições – As inscrições para o concurso “Etarismo: como mudar esse comportamento?” são gratuitas e estarão abertas até 20 de outubro de 2022. Os interessados devem inscrever-se no site do CBGG (www.cbgg2023.com.br). Ao fazer a inscrição, escolha a categoria “Concurso de Redação”. Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Julgadora formada por especialistas em Gerontologia de todas as regiões do país.
Cada trabalho deve ter apenas um autor. Ao se inscrever, o participante autoriza automaticamente a SBGG a utilizar, publicar e reproduzir, por meio de jornais, revistas, rádio e internet ou outros que julgar conveniente, o conteúdo, respeitando-se a propriedade intelectual do autor da redação.
c) redação – Cada participante poderá escrever uma redação que deverá ser inédita e original, em língua portuguesa. Qualquer situação de plágio, incluindo cópias de trechos completos ou parciais, sem citação da fonte, desclassificarão o trabalho. O texto deverá conter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas. O texto deve ser enviado exclusivamente através do site da SBGG em formulário de inscrição próprio.
A redação deverá inserir-se no Gênero Dissertativo e não poderá:
– causar danos materiais ou danos morais a terceiros;
– conter dados ou informações que constituam ou possam constituir crime (ou contravenção penal), ou que possam ser entendidos como incitação à prática de crimes;
– constituir ofensa à liberdade e à crença;
– revestir-se de conteúdo que implique discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia ou procedência nacional ou regional;
– fazer propaganda eleitoral;
– ter sido produzido por terceiros.
d) premiação – O vencedor do concurso de melhor redação ganhará uma viagem à São Paulo, no período de realização do XXIII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia que será realizado de 23 a 25 de março de 2023, com direito a um acompanhante, incluindo hospedagem (uma diária). O aluno será convidado para a solenidade de abertura do Congresso no dia 23 de março de 2023 para ler a redação vencedora e receber o prêmio – Um notebook.
A premiação é individual e intransferível. O acompanhante deve ser maior e responsável civilmente pelo jovem, podendo ser o pai/mãe ou responsável legal, ou o professor-orientador da redação, devidamente designado pela direção da escola e com a autorização por escrito dos pais.
As 20 melhores redações comporão um documento a ser editado pela SBGG que será abrigado no site da SBGG.
e) resultado – O resultado (parcial, com as redações pré-selecionadas, e final, com a redação vencedora) do concurso será divulgado em duas etapas no site do XXIII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia e nos meios de comunicação da entidade.
f) comissão julgadora – A Comissão Julgadora será composta por Especialistas em Gerontologia, titulados pela SBGG, responsáveis pela pré-seleção das redações. Uma Comissão Julgadora nacional, com profissionais indicados pela SBGG, selecionará dentre os pré-selecionados a melhor redação. Serão avaliados os seguintes critérios: Estética ortográfica, conhecimento sobre o tema, organização do conteúdo, criatividade e originalidade.
Serviço
Concurso SBGG Vai às Escolas
Inscrições abertas até 20 de outubro de 2022
Link para inscrições: https://www.cbgg2023.com.br/redacao/index.php#topo
Foto destaque de Norma Mortenson/Pexels