Esta edição articula debates jurídicos, sociais, comunitários e culturais, expressando as velhices plurais e atravessadas por gênero, sexualidade, saúde, território e acesso a direitos.
Esta edição 30 da Revista Longeviver reúne artigos, resultados parciais dos estudos selecionados no 4° Edital Acadêmico de Pesquisa Envelhecer com Futuro, promovido pelo Itaú Viver Mais e o Portal do Envelhecimento. O Brasil, como grande parte do mundo, vivencia uma rápida e profunda transformação demográfica: o envelhecimento populacional. Este fenômeno, embora represente uma conquista da humanidade, impõe desafios complexos e multifacetados que exigem respostas estratégicas e baseadas em evidências. Nesse cenário, o fomento contínuo e estruturado à pesquisa emerge como o pilar mais crítico para a geração de conhecimento inovador e adaptado à realidade brasileira sobre o envelhecimento. O resultado final dessas pesquisas será apresentado no II Congresso Internacional Envelhecer com Futuro, a ser realizado nos dias 28 e 29 de outubro, em São Paulo. As inscrições são gratuitas.
A importância desse suporte transcende as fronteiras acadêmicas, impactando diretamente a qualidade de vida e o futuro de milhões de cidadãos. O apoio às pesquisas sobre o envelhecimento no país é um imperativo estratégico que se reverte em avanços científicos, políticas públicas mais eficazes, tecnologias disruptivas, maior bem-estar social e uma economia mais dinâmica. Para que o envelhecimento seja efetivamente reconhecido e celebrado como uma das maiores conquistas da sociedade, é essencial fortalecer e expandir esse fomento, garantindo que o conhecimento gerado contribua para uma nação mais preparada para acolher todas as fases da vida.
CONFIRA TAMBÉM:
Esta edição articula debates jurídicos, sociais, comunitários e culturais. Mostra como a velhice não é um fenômeno único, mas múltiplo e atravessado por gênero, sexualidade, condições de saúde, território e acesso a direitos. O percurso vai desde a análise do papel do Supremo Tribunal Federal na garantia de direitos até experiências comunitárias de cuidado e inclusão intergeracional. Também são explorados os impactos da emergência climática, o letramento digital, a cidade inteligente e a diversidade sexual e de gênero nas velhices. A edição conclui destacando populações historicamente invisibilizadas, como idosos autistas, revelando a urgência de políticas públicas inclusivas.
Confira a edição 30 da Revista Longeviver:
Apresentação
Celina Dias Azevedo, Beltrina Côrte, Ana Beatriz S. Ferraz
Artigos
Repercussão geral: decisões do STF que podem moldar os direitos das pessoas idosas no Brasil
Mariana Moron Saes Braga
Letramento Digital de pessoas idosas: uma questão de cidadania e equidade
Symone Maria Machado Bonfim, Maria Vitória Neto
Envelhecer na Emergência Climática: desafios da comunicação de riscos voltada à população idosa
Nilthon Fernandes
Soluções e desafios em cidades inteligentes para o envelhecimento ativo
Antônio Cardoso de Brito Junior, Fabio Victorino da Cruz
Lésbicas envelhecem? Invisibilização, violências e resistências na intersecção entre idadismo e lesbofobia
Sarah Ryanne Sukerman Sanches
Um olhar sobre o processo de envelhecimento de homens cisgêneros gays
Willy Nunes Ribeiro, Flávio Adriano Borges
Comunidades Compassivas no Brasil: envelhecimento tardio e cuidados
Lucas Faial Soneghet
Canções e Gerações: uma experiência de musicoterapia intergeracional em andamento
Mauro Pereira Amoroso Anastacio Junior
O cuidado na velhice: interfaces entre a Política Nacional de Cuidados e o SUAS
Daniele Magnavita de Alencar, Simone Martins, Andréia Queiroz Ribeiro
Autismo e envelhecimento: desafios e políticas públicas para uma geração invisível
Adriana Cardoso, Alessandro Freitas, João Brito
Leituras que instigam reflexão, diálogo e ação para que possamos construir uma sociedade que valorize todas as formas de envelhecer e longeviver!
Boa leitura!