Pudim de leite com segredo

Pudim de leite com segredo

O pudim de leite é a sobremesa preferida de muitos brasileiros.


“Como o ano passou rápido”, até as crianças comentam isso percebendo que chegamos no final de mais um ano. Fico muito feliz por poder compartilhar esse período com conteúdos de diferentes saberes e sabores, acompanhados sempre de receitas e pitacos na cozinha, para gente que gosta de degustar, se saciar e também ir pra cozinha, de preferência com receitas simples e fáceis de produzir, como o pudim de leite.

Sou incentivadora e entusiasta do ato de cozinhar, da comida caseira, ter vasos e horta com temperos que posso regar e colher. Dedicar um tempo ao alimento preparado com meu jeito de abençoar! Ter aquele orgulho de olhar para o prato e dizer “Eu que fiz”! “E também dou a receita!”.

Gosto também de uma boa apresentação da mesa, pois ela também é muito importante, pode ser decorada com elementos naturais como frutas inteiras, ramos de alecrim, galhos de árvores, folhas de hortelã e muitas outras inspirações! 

Lembre-se de que a diversidade de cores e sabores não apenas adicionam um toque festivo, mas também garante uma oferta nutricional variada para todos os participantes, independente da idade. Aproveite as celebrações e as delícias que a temporada tem a oferecer.

Dezembro é um mês repleto de festas e celebrações, e na mesa farta o pudim e frutas não podem faltar e isso também faz parte de muitas culturas. No Brasil, é uma das características consagradas!

As frutas e sucos naturais podem ser uma adição deliciosa e saudável às festividades. Aqui estão algumas sugestões de frutas e sucos que podem ser incorporados à mesa de celebração.

Frutas naturais
– Morangos e Framboesas: Ótimas para sobremesas, saladas de frutas ou como decoração.
– Abacaxi: Refrescante e versátil, pode ser servido fresco, em espetinhos ou em saladas.
– Uvas: Uma escolha clássica para festas. Experimente congelá-las para um toque refrescante.
– Kiwi: Rico em vitamina C,  pode ser uma adição colorida à mesa.
– Mangas: Perfeitas para sobremesas tropicais ou como parte de uma salada de frutas ou mesmo em saldas verdes.
– Melancia e Melão: Excelentes opções para manter todos hidratados.

Sucos naturais
– Suco de Laranja: Clássico e com muita vitamina C.
– Suco de Uva: Rico em antioxidantes e um sabor adocicado.
– Suco de Manga: Refrescante e tropical.
– Suco de Abacaxi com Hortelã: Uma combinação refrescante e aromática.
– Smoothies de Frutas: Misture diferentes frutas com iogurte para criar smoothies saudáveis (nutritivos) e saborosos.

Pudim de leite com segredo! (da biza – sem leite condensado) 

Nos anos 90, tive por mais de 10 anos restaurante, em praça de alimentação de shopping e estudava nutrição. Na ocasião fiz uma pesquisa com clientes do dia a dia sobre qual a sobremesa preferida. A amostra foi com mais de 500 pessoas e o resultado surpreendeu: Pudim de Leite. Hoje darei a receita do meu pudim de leite e com o meu segredo e dicas, como sempre, acompanhado de frutas da estação.

Foi surpreendente e interessante perceber agora, em minhas aulas semanais na escola de culinária, que o pudim de leite continua conquistando corações. A combinação com frutas da estação adiciona um toque fresco e saudável neste verão. Estou certa de que muitas pessoas ficarão curiosas para experimentar esta criação.

Ingredientes
1 lata de leite condensado
4 ovos inteiros
2 colheres de sopa de leite em pó
4 gotas de baunilha  
400 ml de leite integral

Recebe as últimas notícias!

Não perca nenhuma notícia, receba cada matéria diretamente no seu e-mail!

Modo de Preparo – Há duas formas de preparo: Pudim sem buraquinhos!
1- Misturar em um recipiente: o leite condensado, o leite, o leite em pó e os ovos (e as gemas peneiradas), mexer com fouê.
2- Misturar delicadamente a essência
3- Colocar em forma untada com caramelo. Leve em banho maria (forno de 180ºC). Cubra com papel alumínio.
4- Assar por 1h30. Desligue o forno e deixe no forno até esfriar, pode ser dentro do forno.
5- Colocar então na geladeira

Modo de preparo do pudim com buraquinhos

Os ingredientes são os mesmos, bater no liquidificador ou mixer todos os ingredientes (ovos inteiros) bem simples e despejar na forma caramelizada. Levar para assar, coberto com papel alumínio, forno 180°C, por 1h30h.

Caramelo
1 e ½ xícara de chá de açúcar

Modo de Preparo do Caramelo: espalhe o açúcar na forma e leve direto na chama do fogão, mexendo com cuidado até dissolver o açúcar e ficar amarelo claro. Com cuidado e duas luvas espalhe pela forma o caramelo. Reserve para colocar o pudim já batido. Despeje e leve ao fogo. Assar em forno 180ºC.

Pudim de leite da biza

Ingredientes
500 ml de leite integral
5 ovos inteiros
2 xícaras de açúcar
2 colheres de sopa manteiga
½  xícara de chá de farinha de trigo
Obs: Opcional: Pode ser colocado sabores como 1 xícara de fruta picada natural, ou de coco ou de chocolate em pó. Eu amo com coco ralado flocado (100g por receita).

Modo de preparo
1- Misturar no liquidificador os ovos inteiros, o leite integral, açúcar, manteiga derretida, bater bem. Você também pode fazer na mão, sem o liquidificador.
2- Colocar em forma untada com caramelo e assar em banho maria, coberto com papel alumínio em forno 180° por 1h30.  

Os segredos e dicas do pudim com e sem buraquinhos são os mesmos para o pudim da bizavó espanhola!

Fotos: arquivo pessoal


Ana Maria Ruiz Tomazoni

Ana Maria Ruiz Tomazoni - Doutora em Educação (PUC-SP), Mestre em Gerontologia Social (PUC-SP) e Pós-Graduada em Hotelaria e Eventos pelo Senac SP. É fundadora e Diretora Pedagógica da Escola de Gastronomia Sabor & Saber. Atua como docente, educadora alimentar, pesquisadora, escritora e palestrante. É avó de 7 netos e uma eterna aprendiz. E-mail: [email protected]. Site: www.saboresabergastronomia.com.br. Facebook Sabor & Saber Gastronomia. Instagram: saboresabergastronomia

Compartilhe:

Avatar do Autor

Ana Maria Ruiz Tomazoni

Ana Maria Ruiz Tomazoni - Doutora em Educação (PUC-SP), Mestre em Gerontologia Social (PUC-SP) e Pós-Graduada em Hotelaria e Eventos pelo Senac SP. É fundadora e Diretora Pedagógica da Escola de Gastronomia Sabor & Saber. Atua como docente, educadora alimentar, pesquisadora, escritora e palestrante. É avó de 7 netos e uma eterna aprendiz. E-mail: [email protected]. Site: www.saboresabergastronomia.com.br. Facebook Sabor & Saber Gastronomia. Instagram: saboresabergastronomia

Ana Maria Ruiz Tomazoni escreveu 41 posts

Veja todos os posts de Ana Maria Ruiz Tomazoni
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

LinkedIn
Share
WhatsApp
Email

Descubra mais sobre Portal do Envelhecimento e Longeviver

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading