Portal lança 11 livros durante a LongevidadeExpo+Fórum

Programação do estande do Portal do Envelhecimento está repleta de tardes de autógrafos e conversa com muitos autores. Imperdível!


O Portal do Envelhecimento tem sido grande parceiro de conteúdo da Longevidade Expo+Fórum desde sua primeira edição, realizada em 2019. Nesta quarta edição não seria diferente. Além de ser membro do grupo de curadores do evento, o Portal do Envelhecimento, por meio de sua editora segmentada na área, a Portal Edições, está presente com um estande repleto de lançamentos, tardes de autógrafos e conversas com diversos autores (veja abaixo a programação) de obras essenciais para quem atua ou pretende atuar no mercado da Longevidade.

Além do estande, o Portal faz também a curadoria de um painel sobre Mercado Longevo e Ciência, com o tema “Educação Digital e Financeira – Edital Acadêmico de Pesquisa 2021, junto ao Itaú Viver Mais, no dia 1 de outubro, Auditório 2, das 15h50 às 16h30.

Nesse painel se apresenta resultados de duas de 9 pesquisas que fazem parte de uma iniciativa inovadora do mercado, de apoio à produção de conhecimento sobre a longevidade. O painel está composto por Beltrina Côrte, Luciana Barroso, Cíntia Liesenberg e Anelise Crippa.

E, por fim, junto a nossa parceira SubyDuda, brincaremos de vestir com estilo o envelhecimento, na Longevidade Expo+Fórum. Não perca, e venha brincar com a gente!

Lançamentos programados

Dia 29/09

DAS 14 ÀS 16H – CORPO E VELHICE: Tecendo Novos Arranjos (Isadora Di Natale)
O livro propõe um olhar à singularidade presente na multiplicidade da existência humana. Para tanto, a ótica escolhida foi a de mulheres amputadas em processo de envelhecimento no contexto da reabilitação, através de abordagem qualitativa de intervenção por meio da técnica de Patchwork, visando investigar os significados de saúde, reabilitação e velhice para elas. A resistência da velhice que rompe com os ideais contemporâneos de um corpo capturado pelo discurso biomédico ocorre pela via da potência da arte na costura de tecidos e, principalmente, na invenção da própria vida. Suas expressões, discursos e produções revelam uma saúde que não é ausência de doenças tampouco completo bem-estar, mas que escapa à lógica da produtividade e utiliza-se da doença para aumentar a força de Vida.

DAS 16 ÀS 18H – O CORPO ENVELHESCENTE: percepções de mulheres a partir dos 40 anos sobre seus corpos (Monica Tritone)
O livro traz percepções de mulheres a partir dos 40 anos sobre seus corpos, como elas se percebem e vivenciam o próprio envelhecimento, favorecendo uma compreensão sobre o autoconhecimento nesse processo. A leitura desta obra contribui para nos tornar mais conscientes do nosso próprio envelhecimento. É uma obra sensível, verdadeira e potente.

DAS 18 ÀS 20H – USP 60+ PRÊMIO ARTE E LITERATURA (coletânea)
Os textos contidos neste livro mostram a riqueza que a vida pode ter nessa etapa da existência humana. Os autores e autoras que se inscreveram no concurso já são vitoriosos, seja em razão de produzirem arte de qualidade e, o mais importante, mostrarem à sociedade que os 60+ podem e devem ser vistos e lidos pela sociedade; sua voz, seu conhecimento e sua arte precisam ser ouvidos nesses tempos de imediatismo e liquidez das relações humanas permeadas pelas redes sociais.

Dia 30/09

DAS 14 ÀS 16H – A PESSOA IDOSA NA CIDADE DE SÃO PAULO: subsídios para a defesa de direitos e controle social (Coletânea)
Livro desnuda os territórios do envelhecimento na cidade de São Paulo por diversas lentes, desvendando a sociedade que envelhece no Brasil. Leitura fundamental para profissionais, pesquisadores, docentes, discentes e educadores de diferentes setores e áreas, além de conselheiros, organizações de representação e defesa dos direitos da pessoa idosa.

DAS 16 ÀS 18H – LONGEVIVER E GRUPOS: Subsídios para Profissionais, Educadores e Pesquisadores (Coletânea)
O Brasil tem hoje mais de 30 milhões de pessoas com 60+. Grande parte vive em situações precárias e sem apoio de ordem material e psíquica. Além disso, há desproporcionalidade nos investimentos sociais e científicos, centrados majoritariamente nas áreas da infância, juventude e de adultos com menos de 60 anos. Faltam políticas públicas, serviços de atendimento, projetos de intervenção e pesquisas acadêmicas voltadas ao processo do envelhecimento. Este livro surge exatamente na esteira dessa carência e seus autores assumem a responsabilidade de criar alternativas para saná-la e contribuir para um debate sério por meio do relato de experiências criativas e maduras.

DAS 18 ÀS 20H CURATELA – PERGUNTAS E RESPOSTAS (Natália Carolina Verdi)
A Curatela traz consigo muitas dúvidas. Por intermédio de perguntas e respostas, o livro busca esclarecer algumas delas, que são comumente recebidas pela Autora ao longo da sua jornada profissional. Sem preocupação com normas acadêmicas, o texto tem como objetivo esclarecer pontos sobre a Curatela, da maneira menos técnica e mais clara possível. O livro está dividido em cinco tópicos: Conhecimentos Iniciais; Conhecimentos sobre o/a Curador/a; Conhecimentos sobre o/a Curatelado/a; Noções Gerais sobre a Ação da Curatela; Prestação de Contas na Curatela.

Dia 01/10

DAS 14 ÀS 15H – SACUDINDO A MEMÓRIA (Kátia Saraiva)
A questão da convivência entre gerações tem se mostrado, cotidianamente, como um pertinente tema a ser investigado, pois estamos vivendo em um tempo em que os laços inter-humanos, que antes teciam uma rede de segurança digna de investimentos de tempo e esforço, têm-se tornado cada vez mais frágeis e temporários. Soma- se, a esse contexto, a questão do envelhecimento, pois estamos diante de uma sociedade cada dia mais longeva, o que irá ampliar a expectativa de convívio entre gerações, convocando-nos a inventar – ou reinventar – convívios intergeracionais.

Recebe as últimas notícias!

Não perca nenhuma notícia, receba cada matéria diretamente no seu e-mail!

DAS 15 ÀS 16H – ENVELHECIMENTO NO BRASIL: LEGADO TOMIKO BORN (Coletânea)
A obra é uma forma de homenagear e testemunhar a trajetória de vida-trabalho de Tomiko Born. É, também, uma obra que manifesta a presença viva de Tomiko quando inspira a produção e disseminação de novos saberes, que contribuem para o avanço dos estudos do envelhecimento e o longeviver no Brasil. Reúne artigos que podem ser considerados registros históricos e testemunhais de pessoas que conviveram com Tomiko e estiveram junto a ela na construção e na implementação de políticas públicas para os idosos no Brasil, especialmente as relacionadas a ILPIs. Suas contribuições continuam a lançar luz e apontar caminhos para um envelhecer com dignidade.

DAS 16 ÀS 20H – Serão lançados livros do curso Memórias Lúdicas:

2020: O ANO EM QUE O MUNDO SE AFETOU (Coletânea)
2020 não será esquecido facilmente pois, na prática, foi o ano da Covid-19. O medo se instalou entre as pessoas-comuns, especialmente, entre os mais velhos. Nesse clima, o curso de Narrativas da Contemporaneidade aconteceu no Espaço Longeviver/Portal do Envelhecimento, on-line, e o resultado dele está neste livro repleto de depoimentos profundos e apaixonantes. Pessoas que conviveram de perto e até contraíram o vírus, quem se isolou de verdade para se resguardar e resguardar quem ama, traduz, nesta publicação, a importância das oficinas para o grupo manter a sanidade mental e superar um ano muito difícil. O resultado fará você rir e chorar, porque não dá para ficar indiferente ao que ocorreu em 2020.

MEMÓRIAS LÚDICAS EM TEMPO DE PANDEMIA (Cremilda Medina)
No contexto sofrido da pandemia, em 2021, Cremilda Medina ofereceu novas oficinas de Narrativas da Contemporaneidade, à distância, no Portal do Envelhecimento e optou por escrever os textos reunidos neste livro que serviram de motivação para os participantes do grupo contarem suas histórias. A troca de experiências semanais ressignificou o que para a autora representa o Ato Lúdico. Para ela, em tempos de pandemia, se abriu uma janela para a dor das perdas, dos medos ou das assombrações. Recorrer às Memórias Lúdicas talvez tenha oferecido uma miúda alforria dos desgostos.

RESSONÂNCIA DOS ACORDES (Marie Claire)
Aos 83 anos, Marie Claire se apresenta como uma militante do envelhecer. Este livro chega para coroar uma vida descrita como uma gangorra de alegria e dor, de prazer e sofrimento. Nas primeiras páginas, revela de onde vem sua inspiração: de uma ausência presente! Esse diálogo, entre presença e ausência, se intensifica parte a parte, as quais estão nomeadas como: “de longe – infância”; “de perto – cotidiano”; e “de passagem – instantes”. Em Como Lidar com a Perda, nos ensina a transformar luto em luta, pois, por maior que seja a dor, é nosso dever lutar por felicidade. Por meio da escrita, Marie Claire trava, com leveza, as mais duras batalhas. E fecha com uma mensagem que gruda na pele como tatuagem: não importa a perda que a vida impõe, é preciso continuar e lutar por felicidade, pois a vida é preciosa.

Agendem! Nós, do Portal do Envelhecimento, junto com nossa CEO Beltrina Côrte, estaremos esperando a visita de vocês!!

Serviço
Longevidade Expo+Fórum
De 29/09 a 01/10
Venha nos visitar no estande 90, piso 3
Centro de Convenções Rebouças
Av. Rebouças, 600 – Pinheiros, São Paulo
Inscrição gratuita


https://longevidade.com.br/

Mário Lucena

Jornalista, bacharel em Psicologia e editor da Portal Edições, editora do Portal do Envelhecimento. Conheça os livros editados por Mário Lucena.

Compartilhe:

Avatar do Autor

Mário Lucena

Jornalista, bacharel em Psicologia e editor da Portal Edições, editora do Portal do Envelhecimento. Conheça os livros editados por Mário Lucena.

Mário Lucena escreveu 88 posts

Veja todos os posts de Mário Lucena
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

LinkedIn
Share
WhatsApp
Email