Nado sincronizado de duas atletas de 80 anos

A Associação Brasileira Master de Natação faz em sua página, acesse aqui  um breve relato de como começou a natação máster no Brasil. Alguns treinadores brasileiros em viagem nos EUA tomaram conhecimento do movimento masters e começaram a comentar o assunto aqui no Brasil.

 

 

Um deles e o que mais se interessou foi o Prof. Waldyr M. Ramos, em uma de suas viajens se surpreendeu ao ver o treinamento de várias pessoas com idades avançadas. Ao chegar no Brasil iniciou contatos com a direção da Federação Aquática do Estado do Rio de Janeiro objetivando criar aqui um movimento similar ao Americano. A partir daí a natação masters começou a trilhar seus passos.

A princípio, a idéia era que nadadores que já haviam encerrado suas carreiras voltassem a competir e, ao mesmo tempo, fazer com que pessoas – de 30, 40, 50 anos de idade – que nunca tinham participado de um campeonato acreditassem na possibilidade de, da noite para o dia, se tornassem atletas competitivos. Além de ex-nadadores e novos esportistas, os pais dos jovens atletas passaram a nadar e até competir.

Assim foi dado o pontapé inicial para a criação daquelas que um pouco depois viriam a se organizarem e a receberem o nome de associações masters – e que ajudaram a fazer do nado sincronizado um esporte olímpico.

Recebe as últimas notícias!

Não perca nenhuma notícia, receba cada matéria diretamente no seu e-mail!

Aquelas pessoas que antes se consideravam incapazes de praticar algum esporte encontraram um espaço social e esportivo. Hoje estas estão nas academias, algumas têm personal-trainers, podem estar freqüentando as mais diversas escolinhas, compram material esportivo. Assim ganham os clubes, os profissionais de fisioterapia e educação e o comércio.

Para André Lucena, os atletas master são pessoas que já passaram da idade em que atingiram (ou atingiriam) seu máximo rendimento, e se organizam para continuar competindo com pessoas de idade similar. Na falta de uma palavra melhor (em inglês, “senior” define pessoas acima de 60 anos, “veterans” é usado para heróis de guerra), acabou ficando “master” mesmo.

Lucena assinala que esporte de “veteranos” (aqui no sentido de “experiente”), aparentemente sempre existiu. Mas não foi antes dos anos 70 que o esporte master começou a se organizar e crescer em todo o mundo. Praticamente todos os esportes existentes no mundo são também praticados de forma competitiva por masters. A maioria se organiza em associações locais, nacionais, continentais e mundiais, realizando campeonatos em todos estes níveis, incluindo mundiais, e a cada 4 anos, se reúnem numa grande “olimpíada” englobando 26 esportes: os Jogos Mundiais Master, organizados pela IMGA (World Masters Games Association).

Dentre os esportes master, a natação é um dos mais populares, atuantes e organizados do mundo. Em nível mundial, a natação master é, desde 1986, também gerida pela FINA, o órgão máximo de todos os esportes aquáticos no mundo, com sede na Suíça. Mas as origens da natação master atual remontam ao ano de 1970, quando o primeiro campeonato nacional foi realizado nos Estados Unidos.

Para ser considerado um nadador(a) master num determinado ano, uma pessoa tem que ter pelo menos 25 anos incompletos, ou seja, completar 25 até o último dia daquele ano. Nadadores master competem em faixas de idade (categorias) definidas a cada 5 anos: 24 a 29, 30 a 34, 35 a 39, 40 a 44, 45 a 49…etc., sendo a última faixa para qualquer idade acima de 100 anos.

As pessoas que não são ligadas à natação master costumam associá-la a competições de septuagenários e octagenários.

O mais importante evento da natação master no mundo é o Campeonato Mundial da FINA, realizado a cada 2 anos desde 1986. Antes disso, 2 campeonatos mundiais já haviam sido realizados (1978 e 1984), mas ainda sob a direção da MSI (Masters Swimming International), o primeiro órgão a organizar a natação master antes da FINA. Além da natação, pólo-aquático. saltos e nado sincronizado são disputados.

Portal do Envelhecimento

Compartilhe:

Avatar do Autor

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento escreveu 4198 posts

Veja todos os posts de Portal do Envelhecimento
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

LinkedIn
Share
WhatsApp
Email

Descubra mais sobre Portal do Envelhecimento e Longeviver

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading