Idosos no mercado de trabalho em São Paulo - Portal do Envelhecimento e Longeviver
Ícone do site Portal do Envelhecimento e Longeviver

Idosos no mercado de trabalho em São Paulo

idosos de costas conversam com idoso por computador

Sustentar a família, informalidade que dificulta a aposentadoria e disposição para continuar trabalhando levam idosos ao mercado de trabalho.


Entre os anos de 2014 e 2024, segundo estudo conduzido pelo Observatório do Trabalho, o grupo dos idosos cresceu em empregabilidade 18 vezes mais em relação à população não idosa. Esse novo perfil etário da cidade de São Paulo também representa uma mudança na força de trabalho, uma vez que o grupo dos idosos cresceu 70% no período analisado, ante um crescimento de 10,8% da população não idosa.

Esses dados foram debatidos recentemente em uma oficina on-line sobre a inserção de pessoas idosas no mercado de trabalho na cidade de São Paulo que contou com especialistas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e do Dieese – Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos que comentaram os dados socioeconômico e de empregabilidade das pessoas idosas.

Outro aspecto abordado na oficina foi o motivo do aumento da participação dessa população no mercado de trabalho. Entre eles, a necessidade de sustentar a família, a informalidade crescente que traz dificuldades para se aposentar e a vontade e disposição para continuar trabalhando.

“Estamos atentos às mudanças no perfil demográfico da cidade de São Paulo para continuar elaborando ações eficientes. E esse olhar é essencial, tendo em vista a importância do trabalho como forma de garantir dignidade e qualidade de vida para toda a população da cidade”, afirma o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart.

A oficina on-line também destacou a adaptabilidade dos empregadores com o aumento da participação dos idosos no mercado de trabalho. O cenário é de empresas que não sabem lidar com essa nova tendência. Além disso, foi mencionado a necessidade de adaptação dos postos de trabalho para esse público, seja com a adoção de trabalho a distância para pessoas com dificuldade de mobilidade, horários flexíveis e diurnos e integração desse grupo no ambiente de trabalho.

Oportunidade para todos

Durante a exposição dos estudos e análises, o Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, equipamento da Prefeitura de São Paulo com a função de ser uma agência pública de emprego, recebeu destaque por sua atuação que conecta empresas e pessoas de diversos recortes sociais. Um exemplo disso é o Contrata SP, mutirão de emprego realizado no Cate em datas comemorativas, como no 1° de outubro, Dia do Idoso, que oferece vagas exclusivas para o público-alvo do evento.

Michele Dantas, gerente operacional do Cate, participou da conversa e destacou a importância da atuação do serviço de empregabilidade da prefeitura na inserção de idosos no mercado de trabalho. “Nosso trabalho aqui é conscientizar as empresas, mostrando que esse público tem total capacidade de executar as atividades, assim como qualquer outra pessoa, independentemente da idade”, afirma.

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

Observatório do Trabalho

Pesquisando e avaliando a atividade econômica, as ocupações, o perfil do trabalhador, o rendimento e as condições de trabalho em diversos setores, os Observatórios do Trabalho são serviços desenvolvidos pelo Dieese, em parceria com municípios, estados e atores sociais, que subsidiam a formulação de políticas públicas de emprego e renda.

As informações e o conhecimento produzidos permitem a compreensão dos problemas que impedem a inclusão social pela falta de trabalho. Em várias localidades, foram desenvolvidos sistemas de georreferenciamento do mercado de trabalho e de políticas públicas de emprego, trabalho e renda, estudos sobre tendências, bancos de informações, pesquisas etc.

Serviço
Para se inscrever em processos seletivos, acesse o Portal Cate.
Clique aqui e conheça o Observatório do Trabalho.
Confira a oficina completa sobre a inserção dos idosos no mercado de trabalho aqui.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Foto de Kampus Production/pexels.


Portal do Envelhecimento

Sair da versão mobile