Em momentos de festa, celebração ou despedida, o bolo não pode faltar.
Não existe festa sem bolo! Para celebrar um encontro verdadeiro de amor, alegria e união, nada melhor que um delicioso bolo de massa leve (nos dias de hoje batizado de bem casado), recheado com creme bem acetinado e não muito doce com pedaços de abacaxi (fruta), coberto com chantilly e coco ralado fresco.
Você deve estar se perguntando por que a presença de um Bolo em um encontro da Pizza do Abraço. É simples, em um momento de festa e celebração, o bolo tem uma importância diferenciada como chave de ouro, pois permite saborear ocasiões inesquecíveis.
Mas antes de falarmos do bolo, falaremos sobre um encontro especial de despedida de uma pesquisadora, professora e amiga, que depois de 70 anos resolveu morar na Alemanha para ficar perto da netinha… Os pais são artistas ligados ao teatro e musicais clássicos com óperas em muitas temporadas. Assim foi criando um desejo no coração dos avós de saírem do Brasil e procurar novas culturas e aprendizados, ao mesmo tempo estar junto de quem amam.
Resolvi registrar essa história neste Blog para mostrar o carinho, respeito e amor por uma pessoa amiga. Estudamos juntas no mestrado e doutorado na PUC-SP, apresentamos trabalhos de pesquisas em vários países como México, França, Estados Unidos, e escrevemos, junto com outra amiga pesquisadora, um livro sobre educação e interdisciplinaridade, publicado em 2011. Uma amizade de verdade muito significativa, por isso, nesse momento de despedida, resolvi propor um encontro com mais pessoas da própria universidade com a presença indispensável de nossa orientadora mor, profa. Dra. Ivani Fazenda.






CONFIRA TAMBÉM:
O que surpreendeu a todos foi a adesão ao encontro com pessoas vindo de outros Estados do Brasil para “a pizza do abraço” em São Paulo, em plena quinta-feira. Ao todo foram 40 pessoas. Imagine, até uma amiga com marido e filho de Aquidauana, Mato Grosso, outras de Santos, Sorocaba, Bragança, Taubaté e outros mais da grande São Paulo.
O abraço interdisciplinar foi inesquecível. A vida é isso! Celebrar, doar, amar, movimentar e deixar fluir o nosso melhor! Independente da idade, etnia, países, etc., o ser humano gosta de carinho, atenção, amor e muitos afetos. Nossa orientadora Ivani Fazenda estava radiante e feliz! Seu legado está conosco a cada ação. O que construímos juntos à interdisciplinaridade é único e nos une!
Autenticidade, Amizade e Amor preenchendo a alma de todos foram algumas palavras que definiram o encontro!
O Bolo

Não sabemos exatamente quando surgiu o primeiro Bolo na história, o que podemos afirmar é que ele é um marco cultural de muitas sociedades e faz parte da vida de muitas gerações e nações.
O bolo acompanha a prática de soprar as velas, simbolizando “a luz da vida”. E fazer um desejo antes de cortar o bolo é uma tradição simbólica muito apreciada há muitos anos e em muitos países.
Atualmente existe uma variedade imensa de formatos, sabores, recheios, tamanhos e cores. Daquele com gosto de aconchego, enchendo a casa toda com seu cheiro e deixando-a com energia de festa, até as versões mais modernas e sofisticadas de fazer bolo, que parecem verdadeiras obras de arte. Mas o bolo de festa continua sendo essencial na hora de celebrar, e nas mais diversas situações ele é sempre bem-vindo.
Não poderia ser diferente no nosso encontro. O momento do bolo foi mágico, cada pessoa falou uma palavra vinda do fundo do coração dirigida à nossa homenageada, para ela levar consigo para sempre. Em seguida cantamos a música “como é grande o meu amor por você” do cantor Roberto Carlos. Momentos únicos marcados na alma de todos os presentes. Nesse clima cortamos o bolo com o parabéns e nos deliciamos com o sabor de quero mais e todos pedindo a receita. Atendendo a muitos pedidos, estou compartilhando ela aqui com todos vocês!

