É muito comum pessoas com câncer perderem o apetite durante o tratamento. Foi pensando nisso que o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo passou a ofertar aulas práticas de culinária com o objetivo de estimular o apetite apesar das náuseas e dor para engolir e assim dar melhor qualidade de vida às pessoas.

As oficinas acontecem toda terça-feira e atendem cerca de 80 pessoas por mês. As receitas são testadas pela equipe antes das aulas e, além de gostosas e saudáveis, têm baixo custo.
CONFIRA TAMBÉM:
Você sabia que suco de maçã com limão e hortelã, ajuda a aliviar a sensação de boca seca e enjoo, tão comuns durante o período de quimioterapia? Esta receita e tantas outras fazem parte das aulas práticas de culinária ofertadas pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) a fim de ensinar pacientes com câncer e acompanhantes a preparar receitas que estimulem o paladar e reduzam os efeitos colaterais comuns da quimioterapia, como náuseas e dor para engolir.
É muito comum pessoas com câncer perderem o apetite durante o tratamento. Foi pensando nisso que o Icesp passou a ofertar aulas práticas de culinária com o objetivo de estimular o apetite apesar das náuseas e dor para engolir e assim dar melhor qualidade de vida às pessoas.
As oficinas acontecem toda terça-feira e atendem cerca de 80 pessoas por mês. As receitas são testadas pela equipe antes das aulas e, além de gostosas e saudáveis, têm baixo custo. A oficina inclui a participação de uma psicóloga, para que os acompanhantes sejam auxiliados a compreender o comportamento do paciente nesta fase do tratamento e aprendam a melhor maneira de lidar com estes sintomas.
Efeitos colaterais
A quimioterapia impede a multiplicação de células malignas. O processo, entretanto, pode causar alterações no paladar como a redução ou ausência da sensibilidade aos sabores. Apesar de temporários, esses efeitos são um dos principais responsáveis pela diminuição do apetite e perda de peso dos pacientes.
Em declaração à mídia, o coordenador do Serviço de Nutrição do Icesp, Vitor Modesto Rosa, disse que “O acompanhamento do médico e, em alguns casos, a prescrição de medicamentos para possíveis reações é fundamental, mas o auxílio pode vir da cozinha de casa, na elaboração de pratos que ajudam a melhorar o apetite e controlar os sintomas”.
Além das aulas semanais na Cozinha Experimental, o Icesp também disponibiliza gratuitamente na internet um cardápio elaborado com dicas e preparações de pratos salgados, doces e bebidas, indicados para amenizar cada tipo de sintoma.
Acesse aqui o livro de receitas preparado pelo Icesp: Aqui
(*) Com informações do Icesp: Disponível Aqui