Guia de Etiqueta na Saúde Mental: os primeiros socorros psicológicos

Guia de Etiqueta na Saúde Mental: os primeiros socorros psicológicos

O Guia, além de apontar como as normas sociais influenciam nosso bem‑estar e o dos outros, apresenta técnicas simples de apoio emocional imediato.


Quando se trata da saúde mental, quais são as melhores formas de se comunicar com os outros, oferecer apoio e criar um ambiente onde todos possamos partilhar aquilo que realmente sentimos?  Quem responde é o Guia de Etiqueta na Saúde Mental.

Elaborado pela Cruz Vermelha Portuguesa, pois em Portugal e, claro, também no Brasil, a etiqueta sempre foi sinônimo de boa educação, este Guia partiu das seguintes questões: Quantas vezes respondemos “Sim” à pergunta “Tudo bem?” quando, na verdade, queríamos dizer que estava tudo mal?

O Guia define que a etiqueta é um conjunto de regras sociais e comportamentais que aprendemos desde crianças e que orientam a forma como interagimos com outras pessoas em diferentes contextos.

Ou seja, é a grande responsável pelo uso de expressões como “por favor” e “obrigado/a”, e por comportamentos como tapar a boca ao tossir ou espirrar, não falar de boca cheia ou não ouvir música em voz alta em público. Mas também é responsável por coisas como a repressão de emoções ou a sensação de culpa por nos colocarmos em primeiro lugar.

O Guia assinala que as regras de educação podem ser benéficas como forma de organização da nossa vida em sociedade, mas são também uma fonte de ansiedade e desconforto quando afetam a nossa saúde mental.

O Guia compartilha dicas práticas sobre como apoiar alguém que está passando por um momento difícil e, ao mesmo tempo, divulga um conceito essencial, mas desconhecido para a maior parte das pessoas: os primeiros socorros psicológicos.

Primeiros socorros psicológicos

Podemos definir saúde mental como o nosso estado de bem-estar emocional, psicológico e social. É a base do bem-estar geral e diz respeito a um nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional, ou a ausência de uma doença mental. Envolve a forma como pensamos, sentimos e nos comportamos no dia a dia, bem como a nossa capacidade de lidar com a ansiedade, manter relações saudáveis e tomar decisões equilibradas.

O Guia de Etiqueta na Saúde Mental junta, pela primeira vez, os temas da etiqueta e saúde mental, promovendo a sua desmistificação, e dando a conhecer aquilo que são os primeiros socorros psicológicos e mostrando como aplicá-los.

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

O conceito, ainda desconhecido por muitos, promove estratégias simples para aplicar em momentos de crise emocional. Nem sempre é fácil saber o que dizer ou como agir quando alguém próximo está passando por um momento difícil. E, sem querer, podemos reforçar o isolamento ou o mal-estar de quem mais precisa de apoio.

Ao longo do Guia, o leitor vai encontrar uma abordagem prática e acessível aos primeiros socorros psicológicos, mostrando como pequenas mudanças na forma como nos comunicamos e reagimos aos outros podem ter um grande impacto.

Afinal, às vezes, a vida gosta de nos surpreender com uma reviravolta que nos deixa sem saber o que fazer a seguir. Os primeiros socorros psicológicos são, nada mais nada menos, do que estratégias simples que se pode aplicar nas crises emocionais.

Além disso, cada capítulo conta com um testemunho de um especialista ou de uma figura pública que reflete os temas da etiqueta e saúde mental, e que mostra que qualquer pessoa pode já ter aplicado primeiros socorros psicológicos, mesmo sem perceber.

Sumário
1 – Para que serve este guia?
2 – O que é isto da etiqueta na saúde mental?
3 – E o que são primeiros socorros psicológicos?
4 – Quem precisa de primeiros socorros psicológicos?
5 – Quando e onde posso ajudar?
6 – Como tornar um espaço mais seguro
7 – Como utilizar os primeiros socorros psicológicos
8 – E primeiros socorros psicológicos para crianças?
9 – Quando a vida dá uma volta
10 – Aprende a cuidar de ti
11 – Notas finais

O Guia de Etiqueta na Saúde Mental faz parte do projeto EU4Health, que tem como objetivo promover o apoio psicológico e oferecer formação gratuita em saúde mental, iniciativa da Cruz Vermelha Portuguesa, em parceria com outras Sociedades Nacionais e com o apoio da União Europeia.


Portal do Envelhecimento

Compartilhe:

Avatar do Autor

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento escreveu 4495 posts

Veja todos os posts de Portal do Envelhecimento
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

LinkedIn
Share
WhatsApp
Follow by Email
RSS