A obra trata de uma maneira integrada e multidisciplinar assuntos que poderão contribuir para um envelhecimento mais saudável e participativo do idoso na sociedade contemporânea.
A proposta central do livro é transformá-los de expectadores passivos e, muitas vezes, dependentes, em verdadeiros protagonistas de uma ação que busca a saúde, a qualidade de vida e a inclusão num Brasil moderno, competitivo e totalmente aberto às transformações sociais e ao avanço científico, tecnológico, dentro de padrões éticos consolidados.
O livro, de “Envelhecer com Arte Longevidade e Saúde”, de Arthur Roquete De Macedo, tem por objeto central a didática e o ensino da transformação do estilo de vida do idoso, afastando-o do modo de ser preconceituoso de si mesmo passado pela cultura tradicional: passividade, ociosidade – vale dizer aposentadoria precocemente existencial. É um livro que, certamente, fará do idoso pessoa ativamente participativa dos pontos de vista familiar, social e existencial. A obra foi publicada pela editora Atheneu.