Campanha para o Controle do Câncer inspira mudanças e mobiliza ações.
O Dia Mundial do Câncer é uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), a maior e mais antiga organização internacional dedicada ao controle da doença, que reúne mais de mil organizações ligadas ao câncer em cerca de 160 países. Trata-se de uma data (criada em 2005) importante de conscientização internacional no calendário global de saúde que propõe ações de educação, de conscientização e de diálogo com governos.
De acordo com a UICC, atualmente, 7,6 milhões de pessoas no planeta morrem em decorrência da doença a cada ano. Dessas, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos. A menos que sejam tomadas medidas urgentes para aumentar a conscientização e desenvolver estratégias práticas para lidar com o câncer, a previsão para 2025 é de que 6 milhões de mortes prematuras ocorram por ano. Estima-se que 1,5 milhão de mortes anuais poderiam ser evitadas com medidas adequadas.
O Dia Mundial do Câncer é uma campanha criada para inspirar mudanças e mobilizar ações por muito tempo. Para o triênio 2022-2024, foi escolhido o tema “Close the care gap”, trabalhando a questão da equidade no controle do câncer. O objetivo é mostrar a importância de termos um mundo com acesso a serviços de câncer melhores e mais justos para todos.
CONFIRA TAMBÉM:
Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.
Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Quando começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas. Se o ponto de partida são os tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas. Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes, conhecida como metástase.
Causas
O câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores podem interagir de diversas formas, dando início ao câncer.
Entre 80% e 90%, os casos de câncer estão associados a causas externas. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida podem aumentar o risco de diferentes tipos da doença. As causas internas estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Apesar de o fator genético exercer um importante papel na formação dos tumores, são raros os casos de câncer que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos.
O câncer de próstata, por exemplo, é o tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos. De acordo com estatísticas americanas, um em cada oito homens desenvolverá câncer de próstata no decorrer da vida. No entanto, somente um homem em cada 41 morrerá da doença. Ele é responsável por cerca de 10% de todas as mortes provocadas por câncer em pacientes do sexo masculino no Brasil, ficando atrás apenas do tumor de pulmão.
Barreiras
Ao mesmo tempo em que se vive em uma época de avanços inspiradores na prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, muitos que buscam cuidados encontram barreiras de todos os tipos. Renda, educação, localização geográfica e discriminação com base na etnia, gênero, orientação sexual, idade, incapacidade e estilo de vida são apenas alguns dos fatores que podem afetar negativamente os cuidados.
Dicas para prevenir o câncer
– não fumar;
– adotar uma alimentação saudável;
– manter o peso corporal adequado;
– praticar atividades físicas;
– realizar exame preventivo de câncer do colo do útero a cada três anos, para mulheres com idade entre 25 e 64 anos;
– os homens devem fazer exames de próstata periodicamente a partir dos 40 anos;
– evitar bebidas alcoólicas;
– evitar carnes processadas;
– evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h;
– evitar a exposição a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho.
Fontes:
Instituto Nacional do Câncer – INCA
Union for International Cancer Control’s (UICC)
Biblioteca Virtual em Saúde
Foto destaque de Anna Tarazevich/pexels