No Dia Internacional das Mulheres o Portal do Envelhecimento homenageia a todas as mulheres do país, especialmente aquelas que nos seguem, aquelas que lutam por uma velhice melhor, nossas e das gerações mais jovens!
A população feminina cresce a taxas mais elevadas do que a masculina. As mulheres do país representam 51,5% do total de 205,5 milhões de habitantes. Já dos 29,6 milhões (14,4%) de pessoas idosas, as mulheres representam 55%. Mas não podemos falar de feminização da velhice ainda, mas sim feminização dos serviços. É elevada a proporção de mulheres no Brasil que moram sós. A mulher é mais urbana. Embora vivam mais do que os homens, passam por um período maior de debilitação física antes da morte, tornando-as mais dependentes de cuidado, apesar de serem as tradicionais “cuidadoras” de sua família, pois passam a vida cuidando mais.
Quem somos? Onde estamos? O que fazemos? Por que lutamos? Perguntas que precisamos responder a fim de unirmos mais, de orgulharmos mais pelas nossas conquistas e pelo tanto que ainda nos resta lutar a fim de garantir uma velhice melhor para nossas filhas, netas, bisnetas… A luta continua, sem parar, mas as recompensas e o reconhecimento também chegam. Continuemos!
A seguir, reproduzimos uma poesia criada pelo Senhor Reginaldo, 64 anos, participante do Núcleo de Convivência de Idosos Coração Materno, em São Paulo.
Mulher hoje é seu dia…
Você deve ser respeitada, vive numa sociedade machista;
Precisa ter direitos iguais.
Mulher sabe amar, sofrer, compreender, entender as pessoas;
Cheia de carinho, amor;
Mulher Guerreira, sempre com desejo de lutar, sempre acredita;
Mulher sofre;
Tem momentos difíceis, encontra força pra lutar e segue em frente;
Mulher vencedora;
Espírito de valor;
Mulher Nordestina;
Desafio de sempre vencer;
Você alegra meu coração, me acalma, com paciência;
Mulher sempre amiga e companheira.