Como as tecnologias podem ajudar os cuidadores familiares?

Este artigo traz uma visão geral das maneiras que a tecnologia pode ajudar as famílias cuidadoras. Ao resumir essas opções, supomos que a maioria dos nossos leitores têm acesso a um computador ou tablet e/ou um smartphone. O objetivo de usar qualquer uma dessas tecnologias é encontrar produtos e serviços práticos, simples de aprender e usar, que mantém todas as informações seguras, e que, idealmente, são gratuitos ou de baixo custo.

Bonnie Lawrence *

como-as-tecnologias-podem-ajudar-os-cuidadores-familiaresRecebemos notícias todos os dias de notáveis desenvolvimentos no mundo da tecnologia que pretendem tornar nossas vidas melhores, mais fáceis ou mais organizadas. Para as famílias e amigos que cuidam de adultos doentes ou frágeis em casa, inovações em tecnologia de saúde prometem mudanças dramáticas nas formas que os cuidados de saúde são realizados.

Além destas inovações, os cuidadores têm algumas preocupações mais amplas: proteção e segurança do paciente, organização de cuidados 24 horas por dia em casa, gestão complexa de protocolos de medicação, alimentação, transporte e muito mais. A boa notícia é que muitas destas tarefas podem – com um investimento na educação e, às vezes, em um novo dispositivo – ser mais fáceis ou mais eficientes. Para os cuidadores que moram longe ou que estão fazendo um malabarismo com empregos e os cuidados, a incorporação de algumas novas tecnologias em suas vidas pode ser particularmente útil e reconfortante.

A questão é, como escolher o aplicativo mais adequado ou o site ou o hardware para tornar sua vida já complicada mais fácil e não mais complexa?

A seguir está uma breve visão geral das maneiras que a tecnologia pode ajudar as famílias cuidadoras. Ao resumir essas opções, supomos que a maioria dos nossos leitores têm acesso a um computador ou tablet e/ou um smartphone. O objetivo de usar qualquer uma dessas tecnologias é encontrar produtos e serviços práticos, simples de aprender e usar, que mantém todas as informações seguras, e que, idealmente, são gratuitos ou de baixo custo.

como-as-tecnologias-podem-ajudar-os-cuidadores-familiaresCuidados de Saúde

O cuidado de saúde digital é um campo que está crescendo rapidamente. Mas uma das mais simples e valiosas tecnologias desenvolvidas é a capacidade de enviar e-mail médicos com dúvidas ou relatos de sintomas e receber uma resposta. O seu profissional de saúde deve, naturalmente, estar disposto a permitir esta e outras inovações, como a telemedicina.

Telemedicina – Esta é uma área interessante na qual as tecnologias de vídeo ou de mensagens permitem que os médicos se comuniquem e até mesmo diagnostiquem pacientes, mas os pacientes não tem que sair de casa. Os elementos de economia de tempo são claros – para não mencionar a possibilidade de evitar as dificuldades de se vestir, transportar e guiar alguém para uma consulta médica que pode levar apenas 10 minutos.

Cuidados crônicos – As ferramentas digitais e tecnologia adequada para vestir (por exemplo, relógios com sensores) podem ajudar no tratamento de condições crônicas monitorando os sintomas – tanto para seu próprio benefício e para se comunicar com o seu médico. Aplicativos estão disponíveis, por exemplo, para monitorar a glicose no sangue, hipertensão arterial e outros indicadores de saúde.

Registros de saúde – contatos de emergência, informações sobre cuidados de saúde e provedores de seguro, registros de medicamentos sem necessidade de receita, histórico de prescrições, alergias, histórico de saúde, eventos médicos e testes de laboratório podem ser mantidos em um só lugar. Há gráficos para registro de pressão arterial, glicemia, colesterol, frequência cardíaca, temperatura corporal, peso, nível de dor, etc. Alguns sites ou aplicativos incluem um diário para registrar as entradas diárias sobre dieta e atividade física. Exemplo: HealthVault [um lugar de confiança para as pessoas reunirem, armazenarem, usarem e compartilharem informações de saúde online, em portugués de Portugal].

como-as-tecnologias-podem-ajudar-os-cuidadores-familiaresGestão de medicamentos – Se usado corretamente, estes dispositivos podem ajudar a reduzir erros de medicação, motivo frequente de problemas de saúde, internações hospitalares e emergências. Alarmes podem ajudar usuários a lembrar quando devem tomar medicamentos ou caixas de comprimidos podem ficar bloqueadas até o momento apropriado. Eles podem enviar mensagens aos usuários informando quais medicamentos tomar e quando, monitorar doses perdidas e fornecer uma gravação de voz que descreva um medicamento e como deve ser tomado. Para alguém com vários medicamentos ou que tem problemas de memória originados de um acidente vascular cerebral ou da doença de Alzheimer, estes dispositivos podem ser úteis desde que a pessoa compreenda – e possa se lembrar – como devem ser usados. [Exemplo: AlarmPill].

Monitoramento seguro

A segurança física e bem-estar dos entes queridos é uma enorme preocupação para os cuidadores. A tecnologia pode ser útil de várias maneiras para monitorar a segurança de alguém em casa, mesmo você não estando lá.

como-as-tecnologias-podem-ajudar-os-cuidadores-familiaresPrevenção de quedas e reação – Todos os anos, um em cada três idosos com 65 anos ou mais vão cair. As quedas são a causa mais comum de morte devido a uma lesão nessa faixa etária. Alguns problemas de saúde aumentam a probabilidade de uma queda: problemas de andar ou de se movimentar, medicamentos, problemas nos pés ou calçado inseguro, queda da pressão arterial ao se levantar, problemas de visão e tropeços perigosos em casa. A ajuda está disponível com detectores de queda/sensores, almofadas de sensores e alarmes de cadeira de rodas. Muitas pessoas se beneficiam de sistemas de resposta de emergência, tais como Lifeline, Vital Link e Alert Life.

Detectores de movimento – Estes dispositivos podem ser tão simples como o ligar de uma luz quando alguém entra em um quarto. Mais dispositivos complexos podem monitorar a atividade em uma área específica ou a sala da casa. Você pode se organizar para ser notificado caso não ocorra nenhuma atividade durante um determinado período de tempo.

Webcams – Outro tipo de detector de movimento são as câmeras que são colocadas em diferentes lugares da casa. Você pode visualizar a webcam e ver o que a pessoa está fazendo, por exemplo, dormindo, vendo televisão, comendo. Alguns desses dispositivos devem ser debatidos e acordados, pois invadem a privacidade.

Monitores de áudio – dispositivos de comunicação de duas vias, tais como cuidadoras eletrônicas, permitem que você ouça alguém que esteja em outro quarto, como as babás eletrônicas. Isso permite você saber, por ecemplo, se o seu pai despertou do sono, ou se está pronto para uma refeição, ou precisa de ajuda para se levantar da cama.

Perambulando / Procurando saídas – alarmes de porta podem impedir alguém de perambular fora de casa. Aparelhos de GPS podem ser programados e personalizados, permitindo que os cuidadores conectem um smartphone e um dispositivo móvel instalado em um sapato ou cinto, ajudando a localizar alguém caso ele ou ela perambulem ou se percam devido a severa perda de memória.

Telefone / vídeo check-ins – disponível em muitas comunidades, os voluntários fazem chamadas diárias para adultos mais velhos que vivem sozinhos para ter certeza de que eles podem atender o telefone e estão bem. Chat com vídeo, usando o Skype ou um serviço semelhante, ajuda você a se conectar com alguém caso você não possa estar lá em pessoa.

As ferramentas de comunicação – equipamentos especializados, como telefones com botões grandes e áudio aprimorado ou computadores com o modelo muito ampliado, podem ajudar alguém com a visão ou a audição prejudicada.

como-as-tecnologias-podem-ajudar-os-cuidadores-familiaresAjuda para cuidadores

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

Educação e informação – educação online para cuidadores, auxílio e informações estão disponíveis 24 horas por dia através de muitas organizações e sites. Aqui estão alguns sites sugeridos: – Family Caregiver Alliance – Easter Seals – Eldercare Locator – National Resource Directory – AARP – Alzheimer’s Association

Shopping – Mesmo se suas responsabilidades de cuidados envolvem apenas fazer compras ou bancar seus pais, você economizará tempo fazendo tais tarefas a partir de casa. Renovação de receitas on-line são úteis também caso esse serviço esteja disponível para você. Vários sites contém roupa especializada, equipamentos médicos, dispositivos de apoio, material de incontinência e muito mais. Exemplos: Buck and Buck – The Alzheimer’s Store – Amazon – Delivery e compras online de mercearia (Safeway, Walmart)

Comunicação, agenda e compartilhamento de informação

Calendários digitais – são acessíveis em qualquer lugar por meio de desktops ou dispositivos móveis, estes podem alertá-lo para os próximos eventos ou tarefas, e muitas vezes são capazes de ser

Sites de compartilhamento de informações – permitem que você compartilhe as atualizações e fotos com os familiares convidados e amigos que podem ver e fazer comentários. Eles também concedem que você dê permissão a alguém para postar atualizações em seu nome, tirando essa responsabilidade das suas costas.

Sites de coordenação de cuidados – juntam calendários e compartilhamento de informações. Você pode compartilhar atualizações com os entes queridos, manter o controle de horários, e convidar ou agendar outros para te ajudarem com tarefas e compromissos. Exemplo: Disponível Aqui, Aqui

Exercício – as demandas de cuidados muitas vezes impedem cuidadores familiares de dormir o suficiente ou de se exercitar, mas tais atividades são necessárias para manter uma vida saudável, tanto física como mentalmente. Vários sites diferentes podem lembrá-lo de se exercitar, ajudá-lo a controlar o exercício que você já está fazendo e se conectar com outras pessoas que possam dar apoio ou instruções. Exemplo: Associação American Heart Online de Controle de Atividades; vídeos de exercício online através do YouTube ou Netflix.

Sono – Produtos tecnológicos podem até mesmo ajudá-lo em relação ao sono e o relaxamento. Ferramentas de meditação podem ajudá-lo a relaxar antes de dormir; alguns aplicativos fornecem sons suaves ou ruídos leves. Exemplo: Disponível Aqui

Entretenimento – além de um número enorme de jogos e exercícios para o cérebro, você pode encontrar filmes gratuitos, música de todas as épocas, programas de rádio antigos e outras formas online para passar o tempo e talvez rápidas conversas e engajamento com o seu amado.

como-as-tecnologias-podem-ajudar-os-cuidadores-familiaresPróximos Passos

As inovações tecnológicas que podem ser usadas em casa são anunciadas todos os dias. Às vezes, no entanto, parece ocorrer uma desconexão entre o que é oferecido e o que cuidadores realmente precisam ou querem. Em outras palavras, uma curva de aprendizado muito íngreme torna a adesão desses programas e aplicativos desafiadora.

Mas uma vez que eles descobrem ferramentas tecnológicas eficazes e se acostumam com esses novos produtos, muitos cuidadores acham que suas vidas se tornam um pouco mais fáceis e seu isolamento é reduzido. Aqui estão algumas maneiras de ajudá-lo a explorar plenamente as suas opções e conseguir o que você precisa:

– Pesquisa on-line para ler sobre os tipos de ferramentas que você está interessado antes de comprar qualquer coisa.

– Pergunte aos seus amigos quais são os sites ou aplicativos que eles acham particularmente úteis.

– Visite uma loja onde dispositivos eletrônicos como smartphones são vendidos. Pergunte a um vendedor se ele ou ela podem guiá-lo no uso da ferramenta. Descubra que tipo de acompanhamento ajuda e quais são os treinamentos gratuito que eles oferecem.

– Tente encontrar um membro de sua familia, um amigo ou um serviço (ou um adolescente local!) que entenda dessas inovações tecnológicas para prestar assistência, caso haja necessidade.

como-as-tecnologias-podem-ajudar-os-cuidadores-familiaresMais informações e recursos

Publicações úteis da Aliança de Cuidadores Familiares – A aliança oferece uma extensa biblioteca on-line de materiais educativos gratuitos para os cuidadores. As publicações, webinars e vídeos oferecem às famílias a ajuda simples e prática que precisam para cuidar de parentes com doenças crônicas incapacitantes ou de saúde.

Digital Technology for the Family Caregiver

Community Care Options

Hiring In-Home Help

(*)Bonnie Lawrence, cuidador familiar da Aliança de Cuidadores Familiares, é editor senior, com sede em San Francisco, CA. Texto traduzido por Dhara Lucena, disponível aqui. Publicado em 8 de janeiro de 2015

Portal do Envelhecimento

Compartilhe:

Avatar do Autor

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento escreveu 4369 posts

Veja todos os posts de Portal do Envelhecimento
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

-->

Conecte-se com a gente

LinkedIn
Share
WhatsApp
Follow by Email
RSS