Cerca de 70% dos idosos vítimas de violência são mulheres

Juiz de Fora – De janeiro a maio, o Centro de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Ceddi) recebeu 163 denúncias de violência contra os idosos em Juiz de Fora. Cerca de 70% das vítimas são mulheres, sendo 36,84% com idade entre 60 e 70 anos.

Daniele Gruppi *

 

O relatório do Ceddi apontou ainda que 40,07% dos agressores também são do sexo feminino. Aproximadamente 50% dos abusos são feitos por filhos. Destes 59,50% são caracterizados como violência psicológica e 30,67% como financeiro-econômico.

Segundo a coordenadora executiva de atendimento à terceira idade da AMAC, Maria José Sinhoroto, a prevenção e a educação são as melhores formas para se combater a violência contra pessoas da terceira idade.

Ela afirma que o Ceddi, inaugurado em 2006, e mais 40 entidades governamentais e não-governamentais formam uma rede municipal de proteção e defesa do direito da pessoa idosa. “O trabalho é direcionado para o enfrentamento e prevenção à violência”.

A coordenadora explica que o Ceddi acolhe as denúncias, que são feitas através do telefone 156. Após identificar qual é o caso, encaminha para os parceiros tomarem as providências. “Cada entidade tem a sua competência. A rede oferece atendimentos na área de saúde, assistência social, educação, jurídico e segurança”.

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

Maria José diz ainda que a violência contra idosos é intra-familiar e velada. Ela acredita que o serviço de denúncias ajuda a romper o pacto de silêncio. “As pessoas precisam se sensibilizar para a gravidade do assunto. As pessoas estão se encorajando mais”

Para ela, prevenir a violência contra os idosos é fazer campanhas, trabalhar a conscientização e o respeito e falar sobre as denúncias. Ela conta que são realizadas palestras nas escola, onde o assunto é abordado. “A educação é a base. É preciso que as crianças e os jovens, assim como o próprio idoso, conheçam o processo de envelhecimento. Focamos na imagem positiva da velhice”.

Violência contra a terceira idade não é só o ato físico, mas também o abandono, negligência, preconceito e discriminação, abuso sexual e psicológico, apropriação indevidamente dos bens do idoso, falta ou excesso de medicamentos, dentre outros.

Envelhecimento da população

Segundo Maria José, em Juiz de Fora, 11% da população é formada por idosos, o que representa aproximadamente 51 mil pessoas. “O envelhecimento é mundial e está associado à qualidade de vida e à redução da natalidade. A consciência da importância do exercício físico, da alimentação, do saneamento básico e das vacinas eleva a expectativa de vida”.

Ela relata que estudiosos apontam que em 2025 o Brasil vai ser o sexto país com mais números de idosos e que em 2050 vai ter mais pessoas acima de 60 anos do que crianças abaixo de 15.

“A pirâmide etária vai virar, por isso a importância de se resgatar a cidadania dos idosos. Deles se tornarem os protagonistas da própria ação. Os idosos tem que ter autonomia. Nos trabalhos nos centros de convivência estimulamos o empoderamento, ou seja, que eles tenham o poder da decisão”.

Portal do Envelhecimento

Compartilhe:

Avatar do Autor

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento escreveu 4301 posts

Veja todos os posts de Portal do Envelhecimento
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

LinkedIn
Share
WhatsApp
Follow by Email
RSS