As políticas públicas só farão juz a seus nomes quando realmente saírem dos textos das leis

Um dos programas mais bem estruturados é o da Inglaterra. Mas o Chile também tem sua política de assistência integral, numa demonstração clara de que é possível a qualquer país – de primeiro mundo ou não – tirar as leis do papel e transformá-las em ações efetivas.

Rosana

 

Cumpre ressaltar que a implementação de programas como esse, mais que vontade política, são fruto de uma consciência coletiva da qual ainda estamos longe.

É preciso um olhar disvinculado de dogmas religiosos e que seja capaz de dissociar o amor familiar e a solidariedade do castigo da abnegação, do sacrifício pessoal de familiares que são impelidos a abrir mão da própria vida, de seus planos e sonhos, e até mesmo de sua atividade financeira para tornarem-se – mais que cuidadores – supressores em tempo integral das necessidades do membro prejudicado.

A tarefa, muitas vezes, excede o emocional, tornando-se fisiologicamente sobrehumana já que, diferente de um cuidador profissional, que tem horários de trabalho e de folga definidos, o supressor de necessidades familiar não tem outra perspectiva a não ser o cotidiano ininterrupto de tarefas como alimentação, higiêne, administração de medicamentos, manutenção de equipamentos, acompanhamento em deslocamentos, etc.

Recebe as últimas notícias!

Não perca nenhuma notícia, receba cada matéria diretamente no seu e-mail!

Stress, depressão e tendências suicidas não tardam a se manifestar e são raras as estruturas familiares que resistem a tal desgaste. Some-se a tudo isso a dor de ver o ente querido numa condição humana difícil e, na maioria da vezes irreversível e progressiva, além do cruel e descabido sentimento de culpa por sua própria exaustão física e emocional.

Muitas são as demandas que envolvem pessoas com deficiência e suas famílias: educação inclusiva, inserção no mercado de trabalho, direitos previdenciários especiais, isenções de impostos, enfim, a lista é imensa e integralmente justa e necessária. Mas algumas questões são de vida ou morte.

Daí que a gerência de políticas públicas precisa estar pautada pelo conhecimento, de modo a estabeler prioriadades. E o conhecimento se constrói na diversidade, no olhar sobre as diferentes condições e necessidades. Também se alimenta da experiência, do exemplo das boas práticas e do testemunho daqueles que vivenciam os problemas.

A palavra “público” vem do latim publicus significando o que é relativo ou pertencente ao povo, à população; portanto, significando o que é de todos.

Pois bem! As políticas públicas só farão juz a seus nomes quando realmente saírem dos textos das leis, das comissões políticas, dos projetos e isntituições, e sua natureza for internalizada por toda a sociedade e efetivamente forem postas a serviço de todos.

Até lá, continuaremos a assistir, indignados e impotentes, ao uso indiscriminado e indevido de recursos que são de todos nós e à ingerência de pessoas e instituições que escolhemos para nos representar e suprir.

*Blog da Adone, 20/05/2011: Disponível Aqui 

Portal do Envelhecimento

Compartilhe:

Avatar do Autor

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento escreveu 4196 posts

Veja todos os posts de Portal do Envelhecimento
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

LinkedIn
Share
WhatsApp
Email

Descubra mais sobre Portal do Envelhecimento e Longeviver

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading