Aplicativo ´ReContar´ é lançado pelo Grupo de pesquisa da UFRB

Aplicativo ´ReContar´ é lançado pelo Grupo de pesquisa da UFRB

O app ReContar pode ser jogado em família ou em grupos e tem foco na pessoa idosa.


Durante a pandemia a professora Dóris Firmino Rabelo, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, desenvolveu um jogo em família para prevenir a solidão e o isolamento social de pessoas idosas. Trata-se de um jogo de perguntas em família para idosos  chamado “Quiz da família“, que poderia ser jogado on-line ou  impresso.

Na ocasião, o objetivo do jogo era envolver a família no momento de isolamento social em que se vivia, com perguntas que despertavam a curiosidade e assim ocupar um tempo de uma forma lúdica.

Exemplo de algumas perguntas presentes no jogo: “Como seria seu dia perfeito?”, “A sua família tinha algum passatempo quando você era criança?” e “Que conselho você daria para um filho ou neto no dia do seu casamento?”.

A criação do jogo já visava aproximar a universidade da sociedade, especialmente as famílias, a fim de garantir a saúde mental em um momento em que o mundo passava por uma grande crise imposta pela Covid-19. Pesquisar e devolver para a sociedade a produção desse conhecimento de forma lúdica deve ser o papel social da universidade, seja pública ou privada.

Das perguntas para o aplicativo

Posteriormente, o jogo de perguntas foi transformado em aplicativo para facilitar seu acesso e uso. Sob a coordenação da professora Dóris, as discentes Aurora Pimentel Girardi Rodrigues e Maria Cândida Cruz Forte foram as responsáveis pelo design e criação do aplicativo.

O app ReContar pode ser jogado em família ou em grupos e tem foco na pessoa idosa, na sua história de vida, memórias e conhecimentos. Busca fomentar a comunicação intergeracional, trocas afetivas e conexões sociais. É uma alternativa de diversão e união.

O aplicativo tem registro no INPI e é um projeto de inovação tecnológica do Núcleo de Estudos Avançados em Desenvolvimento Humano e Saúde Mental do CCS – UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), uma universidade pública brasileira sediada na cidade de Cruz das Almas, com campi em Amargosa, Cachoeira, Feira de Santana, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus, municípios baianos.

Teve apoio do CNPQ como parte do projeto de pesquisa de Bolsa Produtividade da docente.

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

Quem é a professora Dóris

A professora Dóris Firmino Rabelo possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestrado em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas e Doutora em Educação pela mesma universidade.

É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia – UFBA e do Mestrado Profissional em Saúde da Família – ProfSaúde-UFRB. Compõe o GT Relações Intergrupais, Preconceito e Exclusão Social da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia.

Faz parte da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (Gestão 2020-2022). Coordena o GT Psicologia, Envelhecimento e Velhice do CRP03. Faz parte do GT Mulheres e Interseccionalidades na América Latina – ULAPSI. Tem experiência na área de Psicologia do Envelhecimento.

O app ReContar pode ser baixado gratuitamente na play store: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.recontar.questionapp000

Foto destaque extraída do site da UFRB.  

banner falando sobre curso de centro-dia

Portal do Envelhecimento

Compartilhe:

Avatar do Autor

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento escreveu 4262 posts

Veja todos os posts de Portal do Envelhecimento
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

LinkedIn
Share
WhatsApp
Follow by Email
RSS