O e-book foi idealizado com a finalidade de informar, orientar e direcionar as ações de cuidado presentes no contexto da doença de Alzheimer, utilizando uma linguagem simples e objetiva.
com Ana Heloisa Arnaut e colaboradores (*)
Em meados de 2014, uma filha, então cuidadora de sua mãe diagnosticada com Alzheimer, posta na internet um vídeo em um momento de cuidados com ela. Esse vídeo viraliza, e de repente, muitas pessoas começam a procurá-la solicitando ajuda com seus entes queridos. Surge então o projeto Alzheimer – Minha Mãe Tem ANA´s. ANA´S, em homenagem à Dona Anna Izabel Arnaut, in memorian, e sua filha Ana Heloisa Arnaut, idealizadora do projeto. Este e-book, gratuito e online, é fruto do trabalho voluntário de muitos colaboradores desse projeto que há 7 anos vem contribuindo com famílias, cuidadores e profissionais na psicoeducação e orientação sobre como promover os melhores cuidados em cada momento da doença.
CONFIRA TAMBÉM:
Escrito por várias mãos, carregadas de conhecimento e paixão pelo que fazem, o e-book aborda questões importantes da jornada da doença de Alzheimer, do envelhecimento considerado normal, passando pelo envelhecimento patológico, o diagnóstico da doença e as reflexões que surgem no processo de cuidar, até a terminalidade de vida. Além disso, relata um pouco das histórias de cuidado de alguns dos colaboradores, que também são ou foram cuidadores de seus entes queridos.
Em uma linguagem simples e didática o e-book visa orientar e direcionar as ações de cuidado presentes no contexto da doença de Alzheimer, mostrando que existem possibilidades de acolhimento, tratamento, cuidado, garantindo o respeito e a dignidade da pessoa a ser cuidada.
O e-book “Alzheimer – o cotidiano da doença” foi idealizado com a finalidade de informar, orientar e direcionar as ações de cuidado presentes no contexto da doença de Alzheimer, utilizando uma linguagem simples e objetiva. O e-book não pretende esgotar o assunto, mas, despertar o interesse dos leitores para as várias faces da doença, mostrando que existem possibilidades de acolhimento, tratamento, cuidado, garantindo o respeito e a dignidade da pessoa a ser cuidada.
Alzheimer
A Doença de Alzheimer vem ganhando destaque no contexto mundial representando mais de 60% do total de demências existentes, sendo a mais incidente em toda a população. Só no Brasil estima-se que exista um número um pouco maior do que 1,2 milhões de pessoas com demência, um número significativo em relação a outras doenças que podem acometer pessoas acima de 60 anos.
Estudos apontam que, com o advento da pandemia pelo novo coronavírus, os casos de demência possam ser ainda maiores do que as estimativas já publicadas.
Esse fato chama atenção não só do Estado pela busca de maiores e melhores políticas públicas de atenção a esse público crescente, como também, dos profissionais de saúde, que necessitam atualizar seus conhecimentos para proporcionar um melhor atendimento e acolhimento para a pessoa com Alzheimer, seus familiares e cuidadores.
Conscientizar e informar são os primeiros passos para aprender a lidar com a doença e todos os desafios que ela irá impor ao longo do tempo. Mas para isso, é necessário que essa informação seja facilitada e tenha uma linguagem acessível, transpondo barreiras que, muitas vezes, os termos técnicos impõem.
Muitos avanços nos estudos sobre a doença já ocorreram até aqui. O diagnóstico e sua classificação também passaram por modificações. Boa parte das informações ainda é coletada através de entrevista com o próprio paciente e com seus familiares promovendo, dessa forma, um tratamento individual de acordo com as necessidades da pessoa doente.
Novos tratamentos evoluem de forma significativa. A todo o momento novas informações são divulgadas, medicamentos tornam-se disponíveis nas redes de atenção à saúde, novos tratamentos não medicamentosos são inseridos na equipe multiprofissional, promovendo melhor qualidade de vida durante o percurso da doença.
Serviço
E-book “Alzheimer – o cotidiano da doença“
Autoras: Ana Heloisa Arnaut, Simone de Cássia Freitas Manzaro e colaboradores
Edição: 2021
Baixe o e-book aqui
Foto destaque de cottonbro/Pexels
Atualizado às 15h07