Regina Cavalcante, do MTur, Cristiane Brasil, secretária de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, e José Carlos Sá, vice-presidente da Riotur.
O Ministério do Turismo, em parceria com a Prefeitura do Rio e Abav-RJ, apresentou recentemente o programa de capacitação Bem Receber o Turista da Melhor Idade para agentes de viagem cariocas. Dividido em três módulos, o objetivo do curso é sensibilizar o agente para oferecer tratamento adequado a este público. Ao todo serão capacitados mil agentes das principais agências de viagem cariocas.
No país a população com mais de 65 anos já soma mais de 21 milhões de habitantes. Atualmente, os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul lideram o rank nacional de envelhecimento. “Trabalhar a demanda turística da terceira idade é uma preocupação antiga do MTur, que há cinco anos oferece produtos turísticos desenvolvidos especialmente para este público, o que tem contribuído, entre outras coisas, para fortalecer o turismo interno do país”, explicou Regina Cavalcante, diretora de Qualificação, Certificação e Produção Associada ao Turismo do MTur.
Hoje, os agentes puderam assistir a uma aula inaugural coordenada pela secretária municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Cristiane Brasil. “O turismo voltado para a terceira idade tem que ser explorado de uma maneira correta, levando em consideração as necessidades deste público. Esta é uma oportunidade para nos prepararmos para atender também aos turistas estrangeiros deste segmento”, pontou a secretária.
Os agentes que desejarem participar da segunda turma de qualificação, que terá início em abril, devem acessar o site do programa. Disponível Aqui e se inscrever gratuitamente.
Fonte: Extraído do Diário do Grande ABC, 17/02/11 – Por Bianca Souza. Disponível Aqui