Dourados – A Associação de Moradores da Vila Cachoeirinha, bairro da periferia de Dourados, denunciou o abandono da aposentada Natividade Hipólita, 63 anos, que mora sozinha e em condições precárias. Ela sofre esquizofrenia. A água e a energia da residência foram cortadas por falta de pagamento.
Fábio Dorta *
A presidente da associação Sílvia da Conceição, disse que há mais de um ano a idosa não recebe a visita de familiares e que tem sobrevivido graças à ajuda de moradores do local. A residência está sempre suja e o mau cheiro pode ser sentido na vizinhança. O bairro é um dos mais populosos de Dourados.
Sílvia afirmou que já acionou a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região, mas nenhuma providência foi tomada. “Vieram aqui, mas não resolveram nada. Ela é uma pessoa idosa e não pode ficar nesta situação, alguma coisa precisa ser feita”, afirmou a líder comunitária.
A presidente do bairro disse que também comunicou o caso ao Ministério Público Estadual (MPE) e espera que as autoridades se mobilizem. “Ela vive sem condições de higiene, sofre ainda mais neste período de frio e ainda acende velas porque não tem energia na casa. Isso pode até provocar um incêndio”, acrescentou Sílvia.
Problemas
Dona Natividade afirma que o único atendimento que tem recebido é o acompanhamento de seu tratamento no posto de saúde da Vila Cachoeirinha e reclama que nos últimos dias sofreu com a queda da temperatura. “Eu tô passando muito frio. E muita necessidade”, afirmou a aposentada. Ela disse ainda que há vários meses não retira o dinheiro da aposentadoria porque não tem condições de ir ao banco.
A Secretaria de Assistência Social informou que o caso de Natividade vem sendo acompanhado há vários meses, mas que ela recusa insistentemente ser transferida para o Lar do Idoso e também não quer mudar para a casa de parentes. Ela poderá ser interditada judicialmente para que receba o tratamento adequado.
Fonte: Disponível Aqui, em 25/08/2011. Foto: Fábio Dorta