A pobreza e a exclusão social de homens e mulheres na Europa é o tema do próximo relatório do estudo de EIGE que irá delinear uma imagem mais completa da pobreza através da relação entre gênero e outras desigualdades que vão olhar para os grupos mais vulneráveis de mulheres e homens. Com base em dados da UE desde 2008, o relatório irá monitorar tendências no desenvolvimento de políticas, bem como o social. Ele também irá analisar o impacto da crise econômica sobre homens e mulheres na Europa.
Dhara Lucena *
122 milhões de pessoas vivem em risco de pobreza e exclusão social na Europa. Isso é aproximadamente um em cada quatro cidadãos. Mais da metade delas são mulheres.
A Estratégia da Europa de 2020 estabelece a meta de tirar pelo menos 20 milhões de pessoas da pobreza até 2020, mas alcançar a meta será um grande desafio. O número de pessoas que vivem na pobreza na verdade aumentou para um adicional de 5 milhões de pessoas ao longo dos últimos seis anos.
A pobreza e a exclusão social de homens e mulheres na Europa é o tema do próximo relatório do EIGE para apoiar a Presidência húngara do Conselho da União Europeia no acompanhamento da implementação da Declaração de Beijing e Plataforma de Ação na Europa.
O Instituto Europeu pela Igualdade de Gênero (EIGE) é um organismo autônomo da União Europeia, criado para contribuir para a promoção e a igualdade de gênero, incluindo a integração do gênero em todas as políticas da UE e as políticas nacionais delas decorrentes e para a luta contra a discriminação com base na sexo, bem como de sensibilização para a igualdade de gênero dos cidadãos da UE.
Como um órgão autônomo, o EIGE opera no quadro das políticas e iniciativas da União Europeia. O Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia definiu os fundamentos para os objetivos e funções do Instituto no seu Regulamento fundador e atribuiu o papel central de abordar os desafios e promover a igualdade entre mulheres e homens na União Europeia.
O estudo de EIGE irá delinear uma imagem mais completa da pobreza através da relação entre gênero e outras desigualdades que vão olhar para os grupos mais vulneráveis de mulheres e homens. Com base em dados da UE desde 2008, o relatório irá monitorar tendências no desenvolvimento de políticas, bem como o social. Ele também irá analisar o impacto da crise econômica sobre homens e mulheres na Europa.
Fatores como idade, etnia, nacionalidade e tipo de casa podem afetar a vulnerabilidade à pobreza e à exclusão social. O relatório incidirá sobre a situação das famílias monoparentais, os migrantes, a população de Roma e as pessoas jovens e idosas. Irá desenvolver um novo indicador para proporcionar uma melhor compreensão da pobreza em relação a gênero e migração.
O relatório será publicado até o final de 2016.
2016-2018 objetivos e prioridades
São três objetivos estratégicos do EIGE para o período de programação 2016-2018:
1) Pesquisa de alta qualidade e dados para apoiar com base na tomada de decisões mais bem informados e prova por responsáveis políticos e outros intervenientes-chave que trabalham para alcançar a igualdade de gênero;
2) Gerir todo o conhecimento produzido por EIGE para permitir a comunicação oportuna e inovadora que atende às necessidades alvo das principais partes interessadas;
3) Atender os mais altos padrões administrativos e financeiros, apoiando as necessidades do pessoal do EIGE.
Saiba mais sobre as mulheres e pobreza Aqui
* Dhara Lucena é membro da rede de colaboradores do Portal do Envelhecimento