Mulheres, 60+, LGBTQIA+, negras e indígenas contam com 55% das vagas da Walking Football Brasil.
O programa gratuito de capacitação da Walking Football Brasil (WFB), voltado exclusivamente para profissionais de Educação Física, visa fortalecer este esporte no Brasil, que considera os aspectos da heterogeneidade da população 60+, hoje representada por mais de 32 milhões de pessoas 60+, segundo dados do IBGE; além de especificidades técnicas desse esporte, os desafios de implantação e formação de clubes e times, o olhar para a diversidade e inclusão, os âmbitos Esporte Para a Vida e o Esporte de Competição/ Coopetição, bem como o acompanhamento e mentoria para os participantes, baseado na metodologia exclusiva da organização.
CONFIRA TAMBÉM:
Hábitos alimentares, um patrimônio pessoal!
- 29/02/2024
A walking football é uma modalidade de futebol onde é proibido correr e o contato físico é reduzido, tornando o esporte mais inclusivo e acessível. Surgiu no Reino Unido para engajar a população acima de 50 anos, atuando como importante política pública, aumentando significativamente os níveis de bem-estar físico e emocional de seus participantes.
O programa gratuito de certificação na modalidade walking football está com inscrições abertas até dia 20 de setembro de 2024, com divulgação dos selecionados durante a Longevidade Expo + Fórum em 01 de outubro de 2024. A Walking Football Brasil é uma organização da sociedade civil que tem como missão disseminar oficialmente e democratizar a modalidade de futebol caminhando para pessoas 60+ no Brasil.
O programa será realizado pela WFB Academy, eixo de educação e pesquisa da Walking Football Brasil e consistirá em uma certificação em formato híbrido, com encontros online ao vivo e outras estratégias de formação, para até 300 vagas para profissionais de todo o Brasil, distribuídas nas regiões Norte, Sul, Centro Oeste, Nordeste e Sudeste. Destas, 55% das vagas de formação são para mulheres, além de vagas afirmativas para pessoas com 60 anos ou mais, LGBTQIA+, negras e indígenas.

Ao final, os participantes receberão certificação da WFB na modalidade para atuar em seus territórios e os profissionais habilitados ainda concorrerão a uma viagem de imersão internacional, para aprimoramento promovido pela Walking Football Brasil e a Federação Internacional.
Desde sua fundação, a Walking Football Brasil (WFB), deixou claro o intuito de democratizar o esporte para as cinco regiões do país e seu olhar para seu braço de pesquisa e formação, buscando que a disseminação considerasse aspectos técnicos relevantes para a excelência do esporte no país “Desejamos que os profissionais venham fazer parte de uma rede integrada e conectada para o desenvolvimento do esporte no país, contribuindo efetivamente para o bem-estar das pessoas 60+ por meio do esporte” destaca Ricardo Leme, presidente e um dos fundadores da organização.
A Formação

Os profissionais de educação física selecionados nas regiões propostas, terão aulas em oito encontros ao vivo por meio de videoconferência e conteúdos formativos híbridos para a difusão das atividades práticas do esporte. Os conteúdos estão divididos em 04 eixos:
1 – Análise de contexto: Estudo das particularidades regionais e das necessidades das populações idosas.
2 – Metodologia do Walking Football: A metodologia abordará sua aplicabilidade de acordo com os dois âmbitos do esporte, sendo eles, Esporte para a Vida – cujo objetivo é o de integrar diferentes pessoas 60+ na modalidade (pessoas que já jogaram ou nunca praticaram futebol), com intuito de participação social e; Esporte Competitivo – que atua na perspectiva alinhada com as regras oficiais de competição propostas nesta formação prática e teórica. Vale ressaltar que em ambos os casos de desenvolvimento do esporte, estimulamos a participação inclusiva e com indicadores de bem-estar e qualidade de vida das pessoas 60+, respeitando a heterogeneidade dessa população, criando um ambiente de cooperação.
3 – Promoção da Saúde e Envelhecimento Ativo: Diretrizes e práticas para o envelhecimento saudável através do esporte.
4 – Impacto Social e Cultural: Como a modalidade Walking Football pode contribuir para a inclusão social e a ressignificação do envelhecimento.
Sobre a Walking Football Brasil

A Walking Football Brasil nasceu para cocriar soluções e experiências para uma longevidade ativa e plena, contribuindo para o bem-estar físico e emocional das pessoas 60+ de todos os gêneros e fortalecendo vínculos intergeracionais. A Walking Football Brasil é a organização representativa do esporte em nosso país, junto à FIWFA, órgão regulador do Walking Football Internacional, que tem como responsabilidade gerenciar e orientar o crescente cenário internacional, promovendo o bem-estar social e físico.
Atualmente, a organização mantém centros de treinamento e pesquisa em Itapevi, Guarulhos, Jundiaí, Cajamar e São Paulo (capital), parcerias em estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, atendendo um público diversificado, tendo impactado em 2023 mais de 2 mil participantes entre pessoas idosas do projeto e participantes intergeracionais e, com esta Convocatória deve atingir mais de 40 cidades brasileiras nas 05 regiões do Brasil.
Foi reconhecida por 04 anos consecutivos com o Prêmio do Selo de Direitos Humanos e Diversidade na categoria Pessoas Idosas, na cidade de São Paulo, prêmio concedido a iniciativas transformadoras na cidade, pela Prefeitura Municipal de São Paulo.
Saiba mais
Serviço
Leia o Regulamento
Inscrições aqui
E-mail: convocatoria@wfb.org.br
WhatsApp: (11) 98230-7483
Site: https://www.wfb.org.br
Instagram: @walkingfootballbr
LinkedIn: Walking Football Brasil
Mais informações: http://walkingfootballbrasil.org.br/
Fotos: arquivo da Walking Football Brasil
