A Walking Football Brasil celebra o compromisso com a promoção do esporte e do bem-estar para pessoas 60+.
A Walking Football Brasil (WFB) organização responsável pela disseminação oficial da modalidade de futebol caminhando voltada para pessoas 60+ no Brasil, conquistou recentemente mais um prêmio que referencia seu trabalho dedicado ao impacto social no cotidiano das pessoas idosas no país, desta vez validado internacionalmente pela entidade suíça thedotgood. que é responsável pelo Brazil 75 SGO (Social Good Organizations).
Na modalidade Walking Football é proibido correr e o contato físico é reduzido, tornando o esporte mais inclusivo e acessível. Surgiu no Reino Unido para engajar a população acima de 50 anos, atuando como importante política pública, aumentando significativamente os níveis de bem-estar físico e emocional de seus participantes.
A thedotgood nasceu como NGO Advisor em 2015, criada pelo jornalista Jean-Christophe Nothias, em Genebra, na Suíça, e desde então tornou-se um dos prêmios mais respeitados mundialmente, que classifica organizações ao redor do mundo a partir de critérios de gestão, transparência, governança, inovação e impacto social. As organizações sociais ou Social Good Organizations, como o prêmio costuma chamar, seguem um conceito de Esfera de Bem Social, termo estabelecido pela entidade para designar a evolução do setor social.
CONFIRA TAMBÉM:

Jogadora de walking football 60+
Para Ricardo Leme Pacheco, presidente e membro fundador da Walking Football Brasil, é muito gratificante ver mais esse reconhecimento. É fruto de um trabalho coletivo com uma equipe engajada e dedicada à longevidade ativa.
Na visão da WFB, o Brasil conta com mais de 870 mil organizações da sociedade civil, de acordo com o IPEA e estar entre as premiadas, na 51ª posição, é o reconhecimento de um trabalho dedicado ao impacto social voltado às pessoas idosas. Hoje o país ultrapassa 32 milhões de brasileiras e brasileiros e validar iniciativas que tenham essa população como foco prioritário de atuação, fortalece a visibilidade para essa causa.
Ricardo Leme destaca que “estar entre as organizações mais influentes do Brasil neste reconhecimento internacional, que traduz a Esfera do Bem Social, é incrível. Somos uma organização com foco no impacto junto à população 50/60+ e ver essa causa representada nesta premiação, que é uma das mais respeitadas do mundo, nos faz vibrar e atuar cada vez mais pela transformação social com foco na longevidade ativa por meio de nossa atuação”.
A lista conta com organizações relevantes no ecossistema social do país, como Instituto Ayrton Senna, Movimento Bem Maior, Sitawi, Amigos do Bem, Instituto Phi, Impulso Gov, Unibes, entre outras.

Jogos da modalidade em Jundiaí
Walking Football Brasil também contou com prêmio nacional
A Walking Football Brasil, no final de 2024, também foi reconhecida como a Melhor Organização Social na categoria Esporte, reconhecimento nacional editado pelo Prêmio Melhores Ongs. Esse prêmio também é uma importante referência para organizações brasileiras e reconhece as ONGs a partir de critérios rigorosos de análise, junto a uma banca de importantes especialistas da área de impacto social, acadêmicos e jornalistas do país. As organizações são reconhecidas a partir de critérios que avaliam as suas boas práticas e são escolhidas pela excelência em: gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência.
A WFB levou 2 prêmios na ocasião, estando entre as 100 Melhores ONGs do país e considerada a melhor na categoria esporte em todo o Brasil

Equipe WFB
Sobre a Walking Football Brasil
A Walking Football Brasil nasceu para cocriar soluções e experiências para uma longevidade ativa e plena, contribuindo para o bem-estar físico e emocional das pessoas 60+ de todos os gêneros e fortalecendo vínculos intergeracionais. A Walking Football Brasil é a organização representativa do esporte em nosso país, junto à FIWFA, órgão regulador do Walking Football Internacional, que tem como responsabilidade gerenciar e orientar o crescente cenário internacional, promovendo o bem-estar social e físico.
Atualmente, a Walking Football Brasil mantém mais de 16 centros de treinamento e pesquisa em cidades como: Itapevi, Guarulhos, Jundiaí, Cajamar, São Paulo, Rio de Janeiro, Xerém-RJ, Serra-ES, além de levar formação de profissionais de educação física para a modalidade em 47 cidades das 5 regiões do país. Em 2024 mais de 2.5 mil pessoas participaram das diversas ações da organização, seja no esporte colaborativo e lúdico, chamado Esporte Para a Vida, ou no esporte oficial em sinergia com as regras internacionais, o Esporte de Competição.
No Brasil, vale ressaltar que as mulheres no âmbito do Esporte para a Vida, representam 66% das participantes do esporte. Esse dado é de grande relevância uma vez que estiveram proibidas de jogar futebol no país, até 1979.
A WFB também foi reconhecida por 4 anos consecutivos com o Prêmio do Selo de Direitos Humanos e Diversidade na categoria Pessoas Idosas, na cidade de São Paulo, prêmio concedido a iniciativas transformadoras na cidade, pela Prefeitura Municipal de São Paulo. Em 2023, Ricardo Leme, um dos fundadores da organização, foi um dos finalistas premiados como RP do Ano, na categoria Terceiro Setor, pelo Conselho da profissão de Relações Públicas.
Site e redes sociais da Walking Football Brasil
site: https://wfb.org.br
YouTube: https://youtube.com/walkingfootballbrasil
Instagram: https://instagram/walkingfootballbr
Facebook: https://facebook.com/walkingfootballbrasil
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/walking-football-brasil/
Mais informações: contato@wfb.org.br
Fotos: arquivo WFB. Foto de destaque: Ricardo Leme ao centro, ao lado de George Xavier e Daniel Castro (diretores da WFB).
