“A Vida Conta – Cada minuto faz diferença”

“A Vida Conta – Cada minuto faz diferença”

Campanha de conscientização reitera a importância do rápido atendimento à pessoa que está sofrendo um Acidente Vascular Cerebral (AVC), destacando os seus sintomas e o risco de sequelas.

 

A campanha “A Vida Conta – Cada minuto faz diferença”, visa conscientizar a população sobre a importância do rápido atendimento ao paciente que está sofrendo um AVC, segunda maior causa de morte no mundo, elucidando a sua relação direta com o risco de sequelas graves e incapacitantes.

O AVC, principal causa de incapacidade em todo o mundo, é sempre uma emergência médica e pode ocorrer na forma isquêmica ou hemorrágica. Respondendo por aproximadamente 85% dos casos, a forma isquêmica ocorre quando há a obstrução em um vaso sanguíneo que fornece sangue ao cérebro, bloqueando a passagem de oxigênio para as células locais, chamadas de neurônios, e causando a sua morte. Já na hemorrágica, um vaso enfraquecido rompe e sangra no cérebro, causando inchaço e pressão local.

O AVC isquêmico é o que mais acomete a população do país. De acordo com a Dra. Sheila Martins, neurologista e presidente da Rede Brasil AVC, uma pessoa não tratada perde, aproximadamente, 1.9 milhão de neurônios a cada minuto. Por isso, diz ela, “quanto mais tempo se passa sem atendimento, maiores são as chances de sequelas graves, como dificuldades de movimentação, linguagem, visuais, de memória e até mesmo comportamentais, de acordo com a área do cérebro afetada. Ou seja, tempo é cérebro”.

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

A campanha irá contar com vídeos educativos sobre os sintomas do AVC, tais como assimetria facial, perda de força de um lado do corpo e dificuldade para falar e compreender a fala, além de vídeos-depoimentos de pessoas que sobreviveram a um AVC.

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, o neurologista  Octavio Pontes Neto, “90% dos fatores de risco são preveníveis, tais como pressão alta, diabetes, colesterol elevado, arritmias cardíacas, tabagismo, obesidade, sedentarismo e estresse”. Ele ressalta que o AVC é uma doença tratável. No caso do isquêmico, segundo ele, existe um medicamento injetável altamente eficaz, que é responsável por desobstruir o vaso lesionado. Pontes Neto assinala que “estudos mostram que em até 4h30min após o início dos sintomas, a pessoa que recebe esse medicamento logo que chega ao hospital capacitado, tem 30% mais chances de bons resultados em seu quadro”.

Como reduzir seu risco de AVC?

90% dos AVCs estão ligados a 10 fatores de risco evitáveis, são eles:

  1. Controle a pressão alta
  2. Faça exercícios físicos moderados 5 vezes na semana
  3. Tenha uma dieta saudável e balanceada (mais frutas e verduras, menos sódio)
  4. Reduza seu colesterol
  5. Mantenha seu peso adequado (evite a obesidade)
  6. Pare de fumar e evite exposição passiva ao cigarro
  7. Reduza a ingesta de álcool (homens: 2 doses/dia, mulheres 1 dose/dia)
  8. Identifique e trate fibrilação atrial (arritmia cardíaca)
  9. Reduza seu risco de diabetes, converse com seu médico
  10. Aprenda sobre o AVC

Promoção

A campanha “A Vida Conta – Cada minuto faz diferença” é uma promoção da Rede Brasil AVC e a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares. A Rede Brasil AVC é uma Organização Não-Governamental (ONG), criada com o objetivo de melhorar a assistência global ao paciente com AVC em todo o país. A associação é formada por profissionais de diversas áreas que, unidos, lutam para diminuir o número de casos da doença, além de melhorar o atendimento pré-hospitalar e hospitalar ao paciente, aprimorar a prevenção ao AVC e propiciar a reabilitação precoce e a reintegração social do indivíduo. O trabalho da Rede Brasil AVC tem sido modelo para outros países na América Latina e no Mundo.

Já a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares é o Diretório Científico em Doenças Cerebrovasculares da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), órgão oficial representante da Neurologia no Brasil junto a Associação Médica Brasileira. Assim, a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares representa os médicos neurologistas, assim como outros profissionais de saúde interessados na educação, prevenção, tratamento e reabilitação de pacientes portadores de acidente vascular cerebral, uma das principais causas de óbito e de incapacidade permanente no país.

Portal do Envelhecimento

Compartilhe:

Avatar do Autor

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento escreveu 4369 posts

Veja todos os posts de Portal do Envelhecimento
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

-->

Conecte-se com a gente

LinkedIn
Share
WhatsApp
Follow by Email
RSS