Universidade Aberta da USP ocupa a Maria Antonia

Universidade Aberta da USP ocupa a Maria Antonia

Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA) abre as portas para a Universidade Aberta com Cremilda Medina e sua Reproposta para uma turma 60+, candidatos ao protagonismo da escrita solidária.


Quarta-feira, 14/08, primeiro encontro de 2019 do curso Narrativas da contemporaneidade, cultura e escrita solidária para uma turma 60+ dentro do programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI). O projeto Reproposta é de 1997. Criado pelo professor Manoel Carlos Chaparro (ECA/USP), tinha como objetivo produzir um tabloide escrito por um grupo da terceira idade mas voltado para todas as idades. Circulou até 2004 quando acabou o papel e o fôlego da turma. Houve uma transição para o formato online sob a batuta da professora Cremilda Medina (ECA/USP) que se estendeu até 2006. Quem apostou no fim do projeto Reproposta não conhecia a resiliência de uma mulher que cruzou terras e mares em busca de liberdade sem nunca abrir mão dos seus sonhos. Etty Veríssimo levou anos alimentando a ideia de ressuscitar o Reproposta. 

2018. Etty, militante da paixão, convenceu o coordenador da UATI, o baiano Egídio Lima Dórea, a apostar suas fichas no seu sonho. Como disse outro baiano, sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade. A dupla bateu na porta da professora sênior Cremilda Medina que prontamente abraçou a ideia. O projeto Reproposta renasceu serelepe. Logo no seu primeiro ano pariu um ebook que foi parar nas bibliotecas das principais universidades do mundo. Ufa.

2019. O Reproposta chega ao seu segundo ano com uma robustez de causar inveja, além da parceria da USP Aberta à Terceira Idade, conta também com a parceria do Portal do Envelhecimento/Espaço Longeviver. Os 60+, candidatos ao protagonismo da escrita solidária, contam-se às dezenas. São 30 inscritos. Uma sala cheia que enche o Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA) de vida. Vida que se traduz em afeto. 

O CEUMA é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo, que promove exposições de arte moderna e contemporânea, cursos na área de humanidades, seminários, debates e outros eventos, com destaque para o diálogo entre as diversas linguagens artísticas. O Maria Antonia, como é conhecido, ocupa a antiga sede da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, juntamente com o Teatro da USP, em um conjunto de edifícios considerado patrimônio histórico da cidade.

O Maria Antonia é considerado um ponto relevante de divulgação da produção da Universidade de São Paulo em suas várias esferas e um espaço voltado para o intercâmbio do conhecimento gerado dentro e fora da Universidade. O complexo oferece diversas atividades didáticas, dentre elas: cursos, seminários, oficinas de gravura, fotografia, desenho e pintura.

Além do curso curso Narrativas da contemporaneidade, cultura e escrita solidária, coordenado pela professora Cremilda Medina, o Maria Antonia apresenta, em parceria também com o programa da Universidade Aberta (USP Aberta à Terceira Idade), a série de encontros gratuitos Conversas sobre o envelhecer, que ocorrem mensalmente às terças-feiras, das 17 às 18h30.

Recebe as últimas notícias!

Não perca nenhuma notícia, receba cada matéria diretamente no seu e-mail!

Com essa vocação, o CEUMA acolhe um bando de maduros festivo e dedicado, empenhado a fazer do ato presencial seu presente. Agradecemos a acolhida e esperamos retribuir com afeto e alegria. 


O Espaço Longeviver está com inscrições abertas para o curso Direito Médico, a ser realizado nos dias 20/08, 27,08 e 10/09, das 19h às 21h30: https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/curso-direito-medico/

Mário Lucena

Jornalista, bacharel em Psicologia e editor da Portal Edições, editora do Portal do Envelhecimento. Conheça os livros editados por Mário Lucena.

Compartilhe:

Avatar do Autor

Mário Lucena

Jornalista, bacharel em Psicologia e editor da Portal Edições, editora do Portal do Envelhecimento. Conheça os livros editados por Mário Lucena.

Mário Lucena escreveu 87 posts

Veja todos os posts de Mário Lucena
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

LinkedIn
Share
WhatsApp
Email

Descubra mais sobre Portal do Envelhecimento e Longeviver

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading