Um jogo para maiores (de 60)

Não é algo muito usual ver o seu avô jogando video game, certo? Pois talvez devesse ser. Um experimento realizado nos Estados Unidos mostrou que a utilização de um jogo digital pode ajudar a recuperar, de forma prolongada, algumas capacidades cognitivas de pessoas idosas, além de provocar alterações positivas em determinados padrões cerebrais. Tais resultados reforçam as possibilidades de plasticidade cerebral mesmo em idades mais avançadas e sinalizam que é possível usar esse tipo de recurso para reduzir os efeitos do envelhecimento.

Marcelo Garcia * Foto: Universidade da Califórnia


Em geral, a realização de diversas tarefas simultaneamente – algo bem comum no mundo em que vivemos hoje – provoca interferências no processamento das informações, um desafio para nosso controle cognitivo. O estudo, publicado recentemente na Nature, explorou justamente essa característica a partir de um jogo virtual especificamente desenvolvido para esse fim, o NeuroRacer. Ele é composto por duas ‘tarefas’: a identificação de um símbolo específico na tela, em meio à apresentação alternada de diversos outros, e o objetivo de manter um automóvel no centro de uma rua, usando um joystick.

Em um primeiro teste, foram avaliados 174 participantes, de 20 a 79 anos, divididos por faixa etária. A resposta dos voluntários foi avaliada a partir da capacidade de completar as duas tarefas de forma simultânea; quanto mais erros, maior o ‘custo’ cognitivo da simultaneidade. Para calibrar o teste, os participantes primeiro jogaram cada etapa isoladamente, o que serviu para balancear a dificuldade e igualar o desafio para todos. Assim, toda diferença de desempenho representou apenas uma variação na capacidade de realizar múltiplas atividades e não nas habilidades individuais em cada teste. Reforçando indícios anteriores, os resultados mostraram o aumento linear do custo cognitivo da realização das tarefas conjuntas de acordo com o avanço da idade.

Leia a íntegra desta matéria, publicada no Ciência Hoje em 10/09/2013, no link a seguir: Aqui

Portal do Envelhecimento

Compartilhe:

Avatar do Autor

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento escreveu 4301 posts

Veja todos os posts de Portal do Envelhecimento
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

LinkedIn
Share
WhatsApp
Follow by Email
RSS