A maior expectativa de vida e as mudanças demográficas são fatores que contribuíram significativamente para o aumento do número de pessoas mais velhas que procuram serviços de saúde mental. Mesmo assim, a maioria dos terapeutas ainda não recebe treinamento especializado em tratamento geriátrico. Agora, em uma segunda edição expandida e revisada, este livro oferece aos profissionais e estudantes a teoria e a técnica essenciais para uma prática eficaz com adultos idosos e seus cuidadores. Combinando sua expertise como pesquisadores e co-mo clínicos experientes, os autores contribuem com uma perspectiva singular sobre como compreender os desafios pelos quais passam os adultos idosos e ajudá-los a viver de maneira mais satisfatória, saudável e independente.
Ilustrado com amplo material clínico-, o livro revisa os processos normais de envelhecimento e apre-sen-ta um enquadramento para a avaliação e o tratamento. Os problemas clínicos mais comuns são examinados – incluindo a demência, distúrbios de humor e ansiedade, sintomas paranoides e mais – e aplicações específicas de várias abordagens terapêuticas são descritas.
Os autores também abordam as técnicas para dar apoio familiar, a consultoria em instituições e as questões éticas em torno do sigilo, autorização instruída e decisões sobre o fim da vida.
Inteiramente atualizada pelas últimas pesquisas, a segunda edição apresenta novos exemplos de -casos, um capítulo inédito sobre o tratamento da ansiedade e es-tra-tégias de avaliação inovadoras. Atenção reforçada é dada às diferentes formas de demência e em como distinguir umas das outras. Um panorama da psicofarmacologia e de tratamentos combinados também foi ampliado, com um foco no aperfeiçoamento da colaboração multidisciplinar.
Abrangente e erudito, mas também acessível, este livro oportuno é um recurso indispensável à gerontologistas, psicólogos clínicos, assistentes sociais, psiquiatras, enfermeiros e outros profissionais. Trata-se de um texto altamente informativo para cursos de graduação e programas de treinamento de gerontologia, psicologia, e envelhecimento, trabalho social com idosos e psiquiatria geriátrica.
Fonte: Disponível Aqui