Suzana Vieira: “vivo como uma menina de 70 anos”

O que leva uma mulher de 70 anos a dizer que vive como uma menina?

Você já reparou que muita gente diz ter uma idade X mas que tem um espírito jovem? O que essa frase implica? Uma das respostas, dada em forma de pergunta, é dada pela própria Suzana Vieira, 68 anos, 51 de carreira, em entrevista que foi ao ar no dia 14, no Fantástico (Globo): “Que mulher quer ser velha e feia? Nenhuma!”.

Beltrina Côrte

 

suzana-vieiraNa resposta da atriz, a palavra “velha” está associada a algo “ruim”, e por isso ela faz de tudo para esconder os anos que tem, embora viva afirmando não ligar para a idade, sendo adepta das cirurgias plásticas, liftings e tudo o mais que a ajude a manter a aparência sempre mais jovem, pois é assim que se sente, e alegre.

Quais são os valores que estão por trás das palavras “jovem” e “alegre”? Não seria energia e felicidade? E por que as pessoas com mais de 60 anos não podem ser alegres e terem energia? Seriam estes atributos apenas de quem é jovem?

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

Eu conheço muita gente de pouca idade que tem menos energia do que outros com muita idade. O mesmo ocorre com o atributo alegria, quanta molecada triste por aí, razinza, chata, sem humor algum, verdadeiros barris de pólvora. Certamente envelhecerão e morrerão assim…

Mas, voltando à fala de Suzana Vieira ao Fantástico, talvez a frase “vivo como uma menina de 70 anos” seja uma forma de afastar o grande medo que assola a humanidade há muitos séculos: a morte. A atriz é categórica: “Não estou preparada ainda para isso. Eu tenho ainda muita cena de beijo para gravar, muita novela para fazer”.

Como a morte é também associada à velhice – outro grande engano, basta ver os índices de jovens que a cada dia perdem suas vidas nas cidades brasileiras – e, esta, ainda, como dependência, fragilidade, doença (é enorme o número de jovens amputados, dependentes, por causa de acidentes de carro e moto), continua sendo negada, banida, embora, Suzana Vieira e outras tantas mulheres acima de 60 anos experimentam esses anos de forma diferente do que vivenciaram nossas mães, avós…

Não está na hora de começarmos a assumir as nossas velhices mostrando que hoje as velhas já não ficam em casa apenas tricotando ou cozinhando para seus netos, que estão nas novelas, atuando como sempre atuaram, namorando, felizes, alegres, dando aulas, trabalhando em casa, como, babás, cozinheiras, executivas, médicas, enfermeiras, enfim, continuam vivendo, respirando, amando, chorando, rindo, apesar das doenças, umas mais sérias que outras… ou mesmo se dando o direito de nada fazer?

Dizer que aos 68 anos vive como uma menina, é das duas uma: não saber o que é menina hoje (eu tenho três e sei do que estou falando) ou querer deletar o tempo kairós, aquele tempo vivido que vai nos dando maturidade na vida.

O que você pensa a respeito?

Portal do Envelhecimento

Compartilhe:

Avatar do Autor

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento escreveu 4301 posts

Veja todos os posts de Portal do Envelhecimento
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

LinkedIn
Share
WhatsApp
Follow by Email
RSS