Segredos da longevidade dos supercentenários

Depois de mais de uma década de trabalho, investigadores do Instituto Max Planck, da Alemanha, publicam os resultados de um trabalho de pesquisa que os levou a 15 países para entrevistarem 600 pessoas com mais de 110 anos de idade.

 

 

Segredos da longevidadeO objetivo primeiro era criar a Base de Dados Internacional de Longevidade para investigar a mortalidade em idades avançadas e as razões de um longo tempo de vida. No entanto, os investigadores alargaram o seu objetivo e, a par da base de dados, editam também uma espécie de homenagem, um livro que quer preservar a memória daquelas pessoas centenárias. «Supercentenarians» pode ser descarregado na Internet.

Durante o trabalho, os investigadores perceberam que podiam recolher mais do que dados para propósitos científicos. Poderiam também documentar as histórias pessoais e a sabedoria dos que viveram mais de um século. Todo esse trabalho é está editado em «Supercentenarians», o sétimo volume da revista «Demographic Research Monographs», editada pelo Instituto.

A base de dados, a primeira sobre supercentenários a nível internacional está também disponível na Internet (International Database on Longevity).

O recorde de longevidade pertence à francesa Jeanne Calment, falecida em 1997, com 122 anos e uma das entrevistadas. Por isso, o livro quer também celebrar a sua vida. Calment conta como conheceu Vincent van Gogh, quando tinha 13 anos, como passou grande parte da sua longa vida bebendo um copo de vinho do porto e a fumar um cigarro por dia.

Fonte: Disponível Aqui 

Portal do Envelhecimento

Compartilhe:

Avatar do Autor

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento escreveu 4302 posts

Veja todos os posts de Portal do Envelhecimento
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

LinkedIn
Share
WhatsApp
Follow by Email
RSS