Trazemos nesta edição da revista Consensus,um tema muito importante e que certamente interessa a todos nós: o envelhecimento.
Editores
Temos de admitir que, durante o processo de apuração dos dados e das informações para a elaboração da nossa matéria de capa, esforçamo-nos para abordar essa questão que nos é cara de maneira positiva e proativa, tendo em vista o seu caráter explícito e inexorável.
Uma expressiva transição demográfica vem se tornando preponderante no Brasil, devendo mudar o rumo das políticas assistenciais no nosso país. De acordo com a projeção de especialistas, o crescimento demográfico, a urbanização e o envelhecimento da população farão que tenhamos, em pouco mais de três décadas, 40 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, consideradas idosas de acordo com a idade estabelecida pelas Nações Unidas e adotada pelo Estatuto do Idoso no Brasil.
E, para dar conta dos impactos causados pelo progressivo aumento da expectativa de vida e da redução das iniquidades dessa parcela da população, o Estado brasileiro tem muito trabalho pela frente. Principalmente no que concerne às condições socioeconômicas, extremamente relevantes nesse processo transitório.
Apresentaremos, então, os principais aspectos relacionados à saúde do idoso e às políticas sociais necessárias para que os anos a mais de vida dos brasileiros não sejam um transtorno, mas sinônimo de desenvolvimento do nosso país e motivo de alegria para os cidadãos.
Ao SUS compete boa parte desse desafio, a começar pela prevalência das doenças crônicas não transmissíveis, que geralmente expressam-se na velhice.
Aliás, o predomínio das condições crônicas e a necessidade de modernização dos sistemas de saúde no Brasil e no mundo é outra temática importante, abordada na matéria que trata da crise contemporânea dos modelos de atenção à saúde.
Também conversamos com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, que assumiu a pasta em fevereiro. Ele falou à revista Consensusa respeito de seus objetivos e estratégias para alavancar e aprimorar o SUS e suas ações.
Outras matérias que compõem nossa revista tratam da pesquisa que avaliou a implementação e o desempenho das Unidades de Pronto-Atendimento (UPA), realizada pelo CONASS e pelo Ministério da Saúde, com o apoio da Opas; e dos debates internacionais a respeito da universalidade dos sistemas de saúde e da cobertura universal no Brasil e no mundo.
Apresentamos ainda uma novidade tecnológica da qual lançamos mão para tornar a revista Consensusmais interativa. Saiba como funciona e como utilizar o QR Code.
A revista pode ser lida na íntegra no site do Conass: Disponível Aqui