O Sistema Único de Saúde – SUS, estabelecido em nossa Constituição Federal de 1988, não é apenas um serviço de saúde, mas sim um sistema importantíssimo e estratégico para a integração nacional de todo o povo brasileiro, bem como dos cidadãos estrangeiros que escolheram aqui residir.
Inês do Amaral Büschel *
Sabendo de sua importância, compreendendo o direito a que fazem jus, certamente, os cidadãos passarão a defender o SUS frente às autoridades constituídas, e exigirão eficiência e bom acolhimento por parte de seus funcionários públicos, controle efetivo dos estoques de medicamentos a serem distribuídos, manutenção sistemática das máquinas necessárias para os mais diversos exames etc.
O país que oferece aos seus cidadãos um ótimo serviço público e gratuito de atendimento à saúde, só poderá esperar como contrapartida a convivência pacífica de sua sociedade. Sim, porque uma das principais causas de violência urbana é, sem sombra de dúvida, o descaso que sentem muitos cidadãos quando, ao buscar o serviço médico para si ou para seus amigos e familiares necessitados, nada encontram. A revolta se faz presente e a razão evapora.
Sistema de saúde em construção, que necessita da participação de todos nós.
Os cidadãos residentes no município de São Paulo se sentirão respeitados e presenteados ao ler este trabalho profissional. Parabéns.
Leia na íntegra este guia clicando Aqui
(*)Inês do Amaral Büschel – Procuradora de Justiça Aposentada e Fundadora do Movimento do Ministério Público Democrático – MPD