Muitas vezes não há espaço para se falar sobre o luto e o sofrimento, por isso propomos esta roda de conversa, onde falaremos sobre as fontes de sofrimento, como cada um lida com as perdas e as frustrações e também apresentaremos estratégias de autoconhecimento e autocuidado para pacientes, cuidadores, familiares e profissionais em geral que acompanham cotidianamente pessoas em situação de vulnerabilidade. Inscrições abertas.
Cuidar de uma pessoa dependente, vulnerável e adoecida, seja por um profissional ou um familiar, é uma tarefa complexa que exige muito de quem está no papel de cuidador principal. A rotina de cuidados e o acúmulo de outras variadas atividades e responsabilidades do dia-a-dia pode resultar no abandono de si e na ameaça do bem-estar físico e emocional. “Um cuidador sobrecarregado, com seu sistema de cuidado sempre em alerta e ativado, pode ser o fator de risco para um colapso na rotina do cuidado” (Karam e Genezini, 2019).
Além da sobrecarga, a própria condição de vulnerabilidade do profissional e do familiar adoecido pode ativar no cuidador um contínuo alerta quanto a finitude da vida. Um luto antecipatório é instaurado na dimensão psíquica de quem acompanha e zela pelos cuidados de quem cursa a vida em declínio. Vivencia-se uma ambivalência entre proteger e cuidar, mas ao mesmo tempo preparar-se para a perda maior que em algum momento acontecerá.
CONFIRA TAMBÉM:
Almodóvar, com “Dor e Glória”
- 20/06/2019
Segue o Baile!
- 05/04/2019
Todas estas questões podem trazer sofrimentos, exaustão e precisam ser tratadas com respeito, com conhecimento e acolhimento. Com a finalidade de oferecer um espaço protegido e continente de abordagem destas questões, o Espaço Longeviver oferecerá o workshop chamado: “Acolhendo e manejando o luto e o sofrimento daqueles que cuidam de pessoas em condição e vulnerabilidade”. O objetivo é dar visibilidade e lugar de cuidado para estes personagens quase invisíveis que são os familiares dos pacientes. A facilitadora do trabalho será a Psicóloga Debora Genezini, fundadora do Instituto (cuid)AR.
Roda de Conversa
Roda de Conversa: Luto e Sofrimento – estratégias de autocuidado para familiares e profissionais
Data: 09/07 das 14h às 16h30
Valor: R$ 40,00
Público alvo: Familiares e profissionais que lidam cotidianamente com pessoas em condição de vulnerabilidade; e interessados no tema de forma geral.
Local: Espaço Longeviver: Avenida Pedro Severino Junior, 366 – Sala 166 – Vila Guarani. Próximo ao metrô Conceição – Saída D – linha azul
Contato: [email protected]