Revista Longeviver recebe Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade! - Portal do Envelhecimento e Longeviver
Ícone do site Portal do Envelhecimento e Longeviver

Revista Longeviver recebe Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade!

A Revista Longeviver é um periódico eletrônico, gratuito, que publica artigos de divulgação sobre o processo de envelhecimento e longevidade humana.


A Cerimônia de Premiação da 5ª Edição do Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade acontece no dia 9 de dezembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo. A entrega dos troféus será realizada ao fim da cerimônia. A 5ª edição do Selo contou com um número recorde de organizações inscritas e reconhecidas: foram 313 inscrições e 227 organizações reconhecidas com o Selo nas 12 diferentes categorias, entre elas “Pessoas Idosas”. Nessa categoria, 12 organizações tiveram suas iniciativas reconhecidas, como o Portal do Envelhecimento com a Revista Longeviver (ISSN 2596-027X).

O objetivo do Selo (conforme o Decreto nº 58.180/2018, que o institui, regulamentado pela Portaria nº 078/SMDHC/2018) é reconhecer ações de inclusão e promoção de direitos humanos e diversidade no âmbito da iniciativa privada, órgãos públicos e entidades do terceiro setor, que sejam consideradas práticas inovadoras na promoção da empregabilidade, gestão de pessoas, cultura organizacional, investimento social e posicionamento de marca, bem como no enfrentamento de qualquer tipo de discriminação e desigualdade, como forma de promoção da diversidade e da cidadania. O programa visa também construir um banco de boas práticas a partir das iniciativas reconhecidas pelo Selo.

Categorias
Nesta 5a Edição, o Selo contemplou 12 categorias em que as iniciativas foram reconhecidas:
Igualdade Racial (12);
Infância e Adolescência (22);
Juventude (11);
LGBTI (14);
Mulheres (29);
Pessoas com Deficiência (19);
Pessoas em Situação de Rua (9);
Pessoas Idosas (12);
Pessoas Imigrantes (18);
Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas (04);
Povos Indígenas (02);
Transversalidades (71).

Pessoas Idosas: iniciativas reconhecidas
As iniciativas reconhecidas na categoria “Pessoas Idosas” são:

Revista Longeviver

Levando em consideração que o programa reconhece boas práticas de inclusão, gestão da diversidade e promoção dos direitos humanos, a Revista Longeviver, que é virtual, foi reconhecida na categoria “Pessoas Idosas” por ter como missão ajudar a construir a cultura da longevidade, abordando assuntos ligados à velhice, envelhecimento e longevidade humana com rigor, simplicidade e acessível ao leitor não especialista.

Revista Longeviver dá continuidade à Revista Portal de Divulgação, uma publicação trimestral do Portal do Envelhecimento desde agosto de 2010, quando foi ao ar, tendo como editoras Vera Brandão e Beltrina Côrte, até dezembro de 2021. A partir de 2022 ela passa a ser editada por Celina Dias Azevedo e Beltrina Côrte, ano em que a revista passou por algumas modificações, mas mantendo e acentuando as dimensões da multidisciplinaridade e interdisciplinaridade – características essenciais do campo da Gerontologia – ao dar continuidade à disseminação da produção do conhecimento, por intermédio de suas seções – Relato de experiências, Primeiros escritos, Dossiê, Relatos de Pesquisa, Resenhas – que permitem diversidade de linguagens e apresentam as tendências das reflexões sobre o envelhecer na contemporaneidade.

A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente informações científicas ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A revista usa o Open Journal Systems (OJS), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.

Encaminhamento de artigos

A Revista Longeviver convida a todos e todas que reflitam conosco, com as autoras e autores, pesquisadoras e pesquisadores, estudantes sobre o envelhecer e sobre a velhice, sabendo que a visibilidade é elemento essencial para a valorização da pessoa idosa no contexto social.

O recebimento de artigos é contínuo. Os artigos a serem submetidos para publicação deverão ser enviados exclusivamente por e-mail, ao seguinte endereço: revistalongeviver@portaldoenvelhecimento.com.br. Os autores e autoras deverão zelar pela correção de possíveis erros de português antes de submeter o artigo à revista.

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

Rede de organizações e banco de boas práticas

O Selo possui validade de um ano e a organização que participou da edição anterior pode se inscrever na seguinte. Além do reconhecimento, as empresas e instituições destacadas passam a integrar a Rede do Selo, que promove encontros para a troca de boas práticas, formando uma cadeia de impulso à diversidade.

A Rede de Organizações do Selo tem como finalidade criar um ambiente de compartilhamento de experiências e boas práticas, que propicie a reflexão sobre os desafios da inclusão e promoção da diversidade. Trata-se de um espaço em que representantes das iniciativas reconhecidas dialogam entre si, com especialistas e com agentes públicos que trabalham com a promoção dos direitos humanos e inclusão da diversidade.

As iniciativas reconhecidas se comprometem a participar de, no mínimo, 03 (três) encontros da Rede de Organizações do Selo, presenciais ou virtuais, a serem realizados ao final de 2022 e ao longo de 2023.

Serviço
Local: Memorial da Inclusão (dentro do Memorial da América Latina)
Endereço: Av. Mário de Andrade, 564 – Barra Funda, São Paulo – SP, 01156-001
Data: 09 de dezembro, das 19 às 21h30 para organizações com iniciativas reconhecidas


Assista a cerimônia de premiação da edição passada no vídeo abaixo:

Beltrina Côrte

Jornalista, Especialização e Mestrado em Planejamento e Administração do Desenvolvimento Regional, Doutorado e Pós.doc em Ciências da Comunicação pela USP. Estudiosa do Envelhecimento e Longevidade desde 2000. É docente da PUC-SP. Coordena o grupo de pesquisa Longevidade, Envelhecimento e Comunicação, e é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa do Envelhecimento (NEPE), ambos da PUC-SP. CEO do Portal do Envelhecimento, Portal Edições e Espaço Longeviver. Integrou o banco de avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Basis/Inep/MEC até 2018. Integra a Rede Latinoamericana de Psicogerontologia (REDIP). E-mail: beltrinac@gmail.com

Sair da versão mobile