Esta edição especial apresenta um exercício de sistematização de práticas sociais desenvolvidas por profissionais do Sesc-RS que atuam com pessoas idosas.
A Revista Longeviver apresenta uma edição especial que celebra o valor da experiência e das práticas sociais no Sesc-RS, com foco no Programa Sesc Maturidade Ativa. Em um Brasil à beira de uma profunda transformação demográfica, onde a população idosa cresce exponencialmente (no Rio Grande do Sul, 20,2% da população tem 60+, superando a média nacional), emerge a crucialidade de olhar para as múltiplas velhices e suas diversas demandas.
Mais do que um espaço de convivência, os trabalhos apresentados nesta edição demonstram que as práticas sociais desenvolvidas pelo Sesc há mais de 20 anos, contribuem para uma longevidade mais plena. Essas práticas reforçam a ampliação de redes de relacionamento, o estímulo à aprendizagem contínua, oportunidades de socialização, acesso ao lazer e cultura, e maior participação comunitária e, consequentemente, exercício de cidadania.
Esta edição, Especial, surgiu como resultado do curso online ao vivo, chamado “O Envelhecimento na Perspectiva da Gerontologia Social”, oferecido no segundo semestre de 2024 a profissionais do país afora, pelo Espaço Longeviver/ Portal do Envelhecimento. Entre os profissionais, vários do Sesc-RS que atuam diretamente com a população idosa, subsidiados pela instituição. Ao final do curso foi solicitado um trabalho final e se orientou que dessem os primeiros passos de uma sistematização de suas práticas.
Sabemos que a sistematização de experiências não é um mero registro burocrático, mas um processo ativo de produção de novo conhecimento. Ela permite identificar padrões, reconhecer as demandas emergentes das diferentes velhices – que não conformam um grupo homogêneo – e analisar o impacto real das intervenções. A reflexão sobre as práticas sociais à luz das novas realidades garante a renovação constante e a capacidade de atender à diversidade de demandas das velhices plurais. Mas muitas vezes a sistematização começa pelo registro burocrático, e não foi diferente com os diversos profissionais-autores desta edição que, ao logo do término do curso até o momento, foram refletindo sobre sua escrita, qualificando-a.
A busca pela sistematização e a reflexão permitem que o Programa Sesc Maturidade Ativa no Rio Grande do Sul, pautado pelo Estatuto da Pessoa Idosa e nas diretrizes do Envelhecimento Ativo, continue aprimorando suas estratégias para promover a autonomia dos sujeitos, desenvolvendo ações pensadas e realizadas “com” e não “para” as pessoas idosas. A alta adesão e o impacto positivo percebido pelos participantes são resultados não apenas de boas intenções, mas também da gestão, da organização e da capacidade de aprendizado que uma prática social pode oferecer.
Esta edição da Revista Longeviver demonstra um caminho bem-sucedido, com o investimento estratégico do Sesc-RS na qualificação de seus profissionais, como o curso do Espaço Longeviver. É um investimento na inteligência da ação, fundamental para construir um futuro mais justo e acolhedor para as gerações que envelhecem.
Embora o cenário geral brasileiro apresente desafios para a sistematização, como formação acadêmica insuficiente, cultura institucional desfavorável, dificuldade de desmistificação e recursos limitados, o caso do Sesc-RS é um exemplo de exercício de superação. Ao investir na qualificação de seus profissionais, o Sesc-RS demonstra que, com investimento, estrutura e uma cultura que valorize a reflexão sobre a prática, é possível capacitar os profissionais a sistematizarem suas valiosas experiências.
CONFIRA TAMBÉM:
A Revista Longeviver celebra este exercício e convida a todos a abraçar a sistematização e a reflexão como ferramentas indispensáveis para que as práticas sociais com pessoas idosas evoluam continuamente, promovendo um futuro mais justo e acolhedor para todas as velhices.

Confira abaixo os artigos que compõem esta edição especial da Revista Longeviver:
SUMÁRIO
Editorial
O valor da experiência e das práticas sociais no Sesc-RS
Beltrina Côrte, Celina Dias Azevedo
Apresentação
Programa Sesc Maturidade Ativa: Convivência que conecta e transforma
Michele Bittencourt Silveira de Ávila, Betina Berlitz, Mári Estela Kenner
Relatos de pesquisa
Um retrato do Programa Sesc Maturidade Ativa – RS
Betina Berlitz, Daniela Aparecida Faxina Vanaz, Michele Bittencourt Silveira de Ávila
Contos de vida e a desconstrução do ‘velho sábio’: narrativas sobre a idade
Guilherme Duarte Leal, Lazaro Rodrigues Costa, Smaichel De Avila Teixeira
Intervenção
A prevenção de quedas aplicada a pessoas idosas da Maturidade Ativa: o idoso que aprende, se cuida e diverte
Hélio José das Neves Silva
Relatos de experiências
Maturidade Ativa Sesc Cachoeira do Sul
Raufer Costa
Propósito social: O trabalho realizado e a relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Gabriela Citolin
Cuidados paliativos: uma experiência pessoal
Mônica Novello
Conversas de ouro
Taylaine Bencke
Sesc Maturidade Ativa vai ao Shopping
Fernanda Regina Rodrigues
Visão da pessoa idosa sobre sua participação em grupos de atendimento no setor público e Sesc Maturidade Ativa
Diogo Silva, Bruna Bloss, Rodrigo Pires
“Dia da Maturidade Ativa na 39ª Oktoberfest” – A valorização da pessoa idosa em grandes eventos socioculturais como estratégia de inclusão, visibilidade e protagonismo
Lisiane Santos de Vargas Camargo
Sexualidade na velhice: uma dimensão humana multidisciplinar
Adriana Aires Fernandes, Camila de Andrade Almeida, Débora Dombrowski da Silva, Raquel Dutra Domingues Zitzke, Vanusa Castilhos dos Reis
Reflexão
“Quem Fomos e Quem Somos”: reflexão sobre a velhice
Adriele Massafra Dobler
Análise
Reconhecimento e valorização da experiência
Aline Bianca Godoi da Silveira, Débora Mallmann Nonnenmacher
Resenha
Luto na Terceira Idade: Um comentário sobre o livro “A Máquina de Fazer Espanhóis”
Guilherme Humberto do Nascimento Krema
