Quem vai cuidar dos nossos pais?

A terceira idade dos pais chegou. Talvez eles se sintam assustados com a fraqueza dos corpos e da mente. Em geral, não se pensa muito nisso, mas é necessários estar preparado para esta realidade e planejar o futuro para que o idoso tenha uma velhice saudável.

Milena Lessa

 

Segundo o IBGE, a expectativa de vida dos brasileiros em 2005 era de 72 anos. As probabilidades demonstram que se uma pessoa hoje tem 70 anos, a expectativa de vida dela é de 84,3 anos, assim, o tempo de cuidados médicos e apoio familiar se eleva bastante. Três perguntas agora devem ser respondidas: onde os idosos vão morar quando passarem a depender de ajuda no dia-a-dia? Quem vai estar por perto? Que recursos financeiros estarão disponíveis?

É necessário discutir a velhice com os próprios pais e filhos, para que o grupo não acabe iniciando o planejamento familiar tarde demais. Fazendo reuniões que unifiquem as informações, como o estado de saúde do idoso ou sobre o saldo da conta bancária, para evitar atritos na divisão das tarefas e custos no futuro, que normalmente tendem a cair para o lado de uma filha ou de quem mora com o idoso, que acaba tomando a maior parte das iniciativas e patrocinando os custos. Antes de contratar planos de saúde para o idoso, questione: qual é a idoneidade da empresa? O reajuste das mensalidades quando a pessoa de idade entrar na próxima faixa etária?

Informações podem ser encontradas no site. Acesse Aqui 

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

Já os planos de previdência devem ser procurados com antecedência, pois são necessários quatro anos para aproveitar o retorno financeiro.

Não é recomendável ainda colocar todas as economias em tais investimentos, aplique também na poupança ou fundo de renda fixa. O dinheiro da venda do imóvel do idoso pode ser investido na compra de títulos do Tesouro Direto, diz o economista Mauro Halfeld. Informações no site. Acesse Aqui 

O geriatra Carlos Fratine Ramos diz que é preciso se preparar emocionalmente para cuidar do idoso, pois “o cuidador se desgasta, se cobra mais e amarga a culpa por não haver melhora na saúde do idoso”. Alguns filhos ainda tendem a sentir raiva do velho por acreditar que ele não colabora. Nesta fase ocorre uma troca de papéis, você passa a doar mais do que recebe. Se houver mágoas antigas, tente desfazê-las valorizando as boas lembranças. Retribua os carinhos do passado. Eles se converteram em fonte de gratificação.

Leve em consideração o pedido do idoso, se ele for saudável e preferir continuar morando sozinho, não proíba. Cabe à família observar se ele está bem ou necessitando de algo. Há casos em que uma boa casa de repouso pode ser a solução. Instituições desse tipo garantem o bem estar do idoso que tem um alto nível de dependência e necessita de atendimento constante.

Atualmente, como as famílias são pouco numerosas, e as mulheres trabalham fora, é quase impossível o revezamento para o atendimento integral do idoso. Quando se dispõe de dinheiro, a solução pode ser a contratação de enfermeiros. Assim o idoso não precisará abandonar a casa da família e terá cuidados especializados constantemente.

Se o idoso ainda estiver lúcido e se recusar a ir a uma clínica de repouso, não insista, pois o afastamento das pessoas de quem ele ama pode representar um golpe, levando-o à perda do que lhe resta da liberdade e à depressão. A situação se inverte se a ideia vir do idoso, que não deseja ficar atrelado à rotina barulhenta da família, a clínica de repouso será uma ótima solução.
_______________________
Fonte: Acesse Aqui

Portal do Envelhecimento

Compartilhe:

Avatar do Autor

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento escreveu 4374 posts

Veja todos os posts de Portal do Envelhecimento
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

-->

Conecte-se com a gente

LinkedIn
Share
WhatsApp
Follow by Email
RSS