O livro Porque as Pessoas Ficam Cegas Pelo Glaucoma, da editora Cultura Médica, foi escrito pelo professor Dr. Remo Susanna Jr., um dos maiores especialistas mundiais na doença.
Ele é ex- presidente da Sociedade Mundial de Glaucoma e atual diretor executivo da Associação, professor titular de Oftalmologia da Clínica Oftalmológica do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).
O glaucoma é considerado o mais astuto ladrão da visão, explica Susanna Jr. Assintomática, a doença é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Ela não tem cura, mas se diagnosticada precocemente e tratada adequadamente pode se evitar a sua progressão.
A publicação é um alerta aos oftalmologistas, médicos em geral e demais profissionais da saúde a respeito da doença, que acomete 2% da população acima de 40 anos. Apenas 50% dos casos são diagnosticados. Mesmo tratados, 20% dos pacientes ficam cegos de um olho e com severa perda da visão no olho contralateral. São 2,5 milhões de casos novos anualmente. A estimativa para 2020 é que 80 milhões de pessoas tenham a doença.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Glaucoma é a segunda causa de cegueira no mundo atrás apenas da catarata, cuja cegueira é reversível.
É um guia para os Oftalmologistas e pacientes abordando os tipos mais comuns de glaucoma, seus mitos e a melhor forma de evitar a progressão da doença. O glaucoma não respeita classe social, raça ou sexo, e é a maior causa de cegueira irreversível no mundo, ceifando a visão de milhares de pacientes anualmente. A leitura deste livro propiciará uma estreita colaboração entre os pacientes e os Oftalmologistas, indispensável no controle da doença.
Por ser o primeiro livro que aborda a evolução da doença de forma inovadora, a obra estará sendo lançada na Austrália e Canadá, a pedido dos chefes dos serviços de glaucoma das Universidades de Sidney e de Toronto.
Onde encontrar: Disponível Aqui, email [email protected] ou pelo tel: 21-2567-3888/3132