Paraná registra 2,7 mil atendimentos via o Disque Idoso

O Disque Idoso, serviço oferecido gratuitamente aos paranaenses pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, registrou 2.739 atendimentos no primeiro semestre do ano, divididos em cinco grupos distintos: orientações, denúncias, elogios, informações e sugestões.

 

 

parana-registra-2-7-mil-atendimentos-via-o-disque-IdosoUm total de 1.542 pessoas buscou orientações em questões de ordem jurídica, contatos de instituições públicas, herança e partilha de bens, direito ao transporte, maus tratos, serviços de saúde, registrando crescimento em relação ao ano passado. Estima-se que, no Paraná, residam cerca de 1,2 milhão idosos.

Foram registradas 1.197 denúncias, entre agressões verbais e físicas, abusos, abandono familiar, vulnerabilidade socioeconômica, apropriação indébita do cartão de benefício e ameaça de morte, entre as principais. De todas as ligações, cerca de 10%, vieram dos próprios idosos. O restante é feito por vizinhos e por pessoas da família. A maioria dos contatos é anônima e aqueles que se identificam têm seu nome preservado.

Segundo o secretário Luiz Claudio Romanelli, o atendimento do Disque Idoso foi ampliado e está mais conhecido no Estado, fato que aumentou o número de ligações em 2011. “Nos primeiros seis meses do ano passado foram 2.070 atendimentos. No mesmo período em 2011 foi registrado um aumento de 34%. Isso mostra que a população paranaense está conscientizada e não tolera mais os maus tratos contra pessoas idosas”, afirma.

Serviço

O Disque Idoso Paraná atende pelo 0800 410001 e pelo endereço eletrônico [email protected]. O serviço orienta as pessoas idosas em situação de risco sobre seus direitos e deveres. No Paraná estima-se que residam cerca de 1,2 milhão idosos.

Fonte: Disponível Aqui, 02/08/2011

Portal do Envelhecimento

Compartilhe:

Avatar do Autor

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento escreveu 4302 posts

Veja todos os posts de Portal do Envelhecimento
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

LinkedIn
Share
WhatsApp
Follow by Email
RSS