A demência afeta um número grande e em crescimento de adultos mais velhos nos Estados Unidos. Os custos monetários atribuíveis à demência são susceptíveis de ser igualmente grandes e continuar aumentando.
Dhara Lucena *
Um estudo longitudinal sobre Saúde e Aposentadoria (HRS) realizado com 856 pessoas da população norte-americana, grupo representativo de adultos mais velhos, com diagnóstico de demência, determinado com o uso de uma avaliação cognitiva detalhada em casa com duração de 3 a 4 horas e uma revisão por um painel de especialistas, mostrou que a demência representa um encargo financeiro substancial para a sociedade, semelhante ao encargo financeiro de doenças cardíacas e câncer.
CONFIRA TAMBÉM:
Esta investigação contou com os pesquisadores Michael D. Hurd, Paco Martorell, Adeline Delavande, Kathleen J. Mullen, e Kenneth M. Langa, que tentaram responder as seguintes questões: O quão prevalente é a demência em americanos com 71 anos ou mais velhos? Qual é o custo econômico anual imposto pela demência? Quais são os componentes principais desses custos? Como esses custos irão aumentar com o tempo?
Eles atribuíram o estado cognitivo para a amostra HRS completa (10.903 pessoas, 31.936 pessoas-ano) com base em medidas do estado cognitivo e funcional disponíveis para todos os HRS entrevistados, identificando assim as pessoas da amostra maior com uma alta probabilidade de demência.
Os custos de mercado associados à assistência a pessoas com demência foram determinados com base em gastos auto-relatados e a utilização de cuidados domiciliários de enfermagem; horas de atendimento informal (não remunerado) foram avaliados tanto como o custo do atendimento formal equivalente (pago), como os salários estimados não cobrados pelos cuidadores informais.
A prevalência estimada de demência entre pessoas com mais de 70 anos de idade nos Estados Unidos em 2010 foi de 14,7%. O custo monetário anual por pessoa que foi atribuído a demência era de 56.290 dólares (95% intervalo de confiança [IC], 42.746 dólares a 69.834 dólares) ou 41.689 dólares (95% CI, 31.017 dólares para 52.362 dólares), dependendo do método utilizado para o valor de cuidados informais. Segundo os pesquisadores, estes custos individuais sugerem que o custo monetário total de demência em 2010 ficou entre 157 e 215 bilhões de dólares. A Medicare pagou aproximadamente US $ 11 bilhões deste custo.
Os pesquisadores concluíram que a demência representa um encargo financeiro substancial para a sociedade, semelhante ao encargo financeiro de doenças cardíacas e câncer.
Pesquisa revela
EM 2010, mais de 14% das pessoas dos Estados Unidos com 71 anos ou mais sofreram de demência.
O custo total econômico de demência em 2010 foi estimado por 109 bilhões de dólares por atendimento pago, e entre 159 e 215 bilhões de dólares quando o valor monetário de atendimento informal é concluído.
- Medicare pagou cerca de 11 bilhões de dólares de custos relacionados a demência.
- O custo por pessoa de demência foi de 41.689 a 56.290 dólares, dependendo do método de custeio cuidado informal.
- O componente principal dos custos da demência é institucional e cuidados a longo prazo baseado em casa em vez de serviços médicos. O custo dos cuidados do lar de idosos mais atendimento domiciliar formal e informal constitui 75% a 84% dos custos de demência.
O estudo estimou que o custo total irá aumentar até 2040 para 511 bilhões de dólares ajustados à inflação.
A pesquisa foi publicada em The New England Journal of Medicine, v. 368, no. 14, Apr. 2013, p. 1326-1334.
Fonte: Disponível Aqui