Canadá – Um simpósio sobre o suicídio de idosos realizado recentemente em Quebec (Canadá) pela Associação de Aposentados de Instituições Públicas e Paraestatais (AQRP) atualizou uma realidade perturbadora: De acordo com dados do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSPQ), o grupo etário 65 anos e mais é o segundo que apresenta maior índice de suicídios entre os idosos. Em 2008, 137 pessoas com 65 anos de idade morreu por suicídio no Quebec, sendo 80 % homens.
Segundo os dados do INSPQ, entre 1999 e 2008, a taxa de mortalidade por suicídio de pessoas com idade acima de 65 anos diminuiu 2,8% por ano em média, comparado com uma diminuição de 3,8% ao ano, em média, de todas as faixas etárias.
Os dados chamam a atenção para a não banalização do suicídio entre os idosos. O simpósio é um alerta para que se promova a saúde e o desenvolvimento social das redes sociais na prevenção do suicídio entre os idosos e aposentados. No evento foi lembrado uma pesquisa recente, realizada em nome do AQRP, na qual 75% dos quebequenses acreditavam que as pessoas com 50 anos ou mais deveriam fazer parte dos grupos prioritários das ações do Governo e da prevenção do suicídio nos próximos anos.
O AQRP é a principal associação de sindicatos independentes que representam todos os aposentados do Estado em Quebec. Pessoas suicidas ou enlutadas por suicídio são convidadas para ajudar.
Fonte: Canadá Newswire, 23 set 2010.