A terceira idade vem se tornando um segmento promissor e de um potencial enorme para o consumo, apesar da complexidade de entendimento das necessidades deste novo indivíduo que se transforma com a demanda que recebe e que, com isso, se reinventa a cada dia.
Nos dias de hoje fica complicado imaginar uma pessoa com 60 anos que não tenha uma vida ativa de trabalho, lazer e cuidados com a saúde. Foi-se o tempo da imagem do “velhinho” aposentado pendurando as chuteiras e passando o dia de pijama assistindo televisão. Se atualmente este já é um cenário inimaginável, imaginemos daqui alguns anos.
E com este fenômeno em curso somado a um maior poder de compra, vemos homens e mulheres desfrutando do consumo, especificamente num tipo de loja diferente: a loja virtual da internet.
Alexandre Moreno na reportagem “Idosos descobrem internet para fazer compras” explica: “A terceira idade entrou firme nos os serviços on-line e, em alguns casos, está consumindo possibilidades e oportunidades na internet mais do que os jovens. É o que diz a pesquisa do Instituto QualiBest. O estudo considera terceira idade pessoas com mais de 60 anos”.
A coordenadora do Núcleo de Cursos para Terceira Idade da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) diz: “As pessoas nesta faixa etária têm mais tempo para ficar na internet e para pesquisar, pois ficam mais em casa”.
Novamente é possível dizer que “este ficar mais em casa” está mudando, principalmente com pessoas entre 60 e 75 anos. Claro que existem muitas variáveis em questão, mas se pensarmos num indivíduo bem, saudável e ainda produtivo, pode-se afirmar que o lugar menos provável de encontrar esta pessoa, seja em casa. Neste caso, a internet surge como um facilitador no gerenciamento do tempo de um indivíduo com inúmeros compromissos.
Pensar no uso da internet como meio mais seguro do que a andar pelas ruas, talvez seja sim uma excelente opção para os indivíduos muito idosos. “O aposentado, depois que domina a máquina, acha mais seguro comprar pela internet do que sair nas ruas para fazer as compras”, fala Valéria.
Lembrando a diversidade no consumo pela internet ligada a busca por qualidade de vida, Valeira aponta: “Essa geração de idosos planejou melhor a aposentadoria e, agora, busca qualidade de vida. Assim, consome turismo, cultura, saúde (medicamentos)”. A pesquisa diz também que os idosos são maioria em sites de bancos.
Assim, temos condições de pensar diferente, pensar em algo que se tornou realidade, “O poder da terceira idade”. Adriana Nicacio e Fabíola Perez da Revista, em matéria da Revista IstoÉ, falam: Foi-se o tempo em que eles eram vistos como pessoas desocupadas. Os idosos brasileiros formam hoje um grupo de 15 milhões de consumidores (14% da população adulta), que deve chegar a 30 milhões até 2020. O poder de compra de pessoas com mais de 60 anos alcança R$ 2,4 bilhões ao ano”.
Cláudio Silveira, diretor da Quorum Brasil, consultoria que publicou recentemente estudo sobre hábitos de consumo dessa população explica: “Não podemos mais imaginar a terceira idade como um grupo de pessoas que fica em casa assistindo à televisão”.
A pesquisa aponta que 70% do orçamento dessas pessoas é gasto com saúde, conforto e alimentação. De olho neste filão promissor, muitas empresas têm oferecido produtos e serviços específicos. Silveira exemplifica: “O setor de turismo já se adaptou à nova demanda. Em 2001, 700 mil idosos viajaram pelo programa Viaja Melhor Terceira Idade”.
Mas pensando no “cuidado e planejamento do bolso”, o importante é não descuidar das finanças. O educador financeiro Mauro Calil aconselha: “Aposentados devem ser mais conservadores. Ao menos três anos de suas economias devem estar em renda fixa para ser usados em caso de emergência.”
A matéria dá algumas dicas de como aproveitar as vantagens do mercado oferecidas à terceira idade nos vários segmentos:
– “Mercado de trabalho: Aposentadoria não é sinônimo de fim de carreira. Saiba mais como se recolocar no mercado (…)”.
– “Finanças e investimentos: Depois de tanto trabalho, nesta fase da vida é hora de deixar as preocupações de lado e rever as estratégias financeiras”.
– “Por que as empresas contratam os idosos (…)”.
– “Planos de Saúde Especiais”
– “Aproveitar para viajar”
Referências
MORENO, A. (2012). Idosos descobrem internet para fazer compras. Disponível Aqui. Acesso em 14/04/2012.
NICACIO, A. & PEREZ, F. (2012). O poder da terceira idade. Disponível Aqui. Acesso em 14/04/2012.