A pesquisadora Ana Carolina de Oliveira Costa deu voz a homens e mulheres com mais de 60 anos de idade para discutir se o desejo envelhece, propondo ao leitor pensar as questões que também foram apresentadas aos grupos terapêuticos que acompanha no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP, juntamente com Dorli Kamkhagi, grande colaboradora do Portal.
Entre as questões colocadas pela autora no livro “O desejo envelhece?”, publicado pela editora Manole, estão:
– Como se dá o desejo (e sua frequência) no relacionamento amoroso?
– Quais as diferenças entre homens e mulheres em relação à vivência da sexualidade?
– É importante ter um parceiro para o exercício de uma vida sexual satisfatória?
– Existem atividades cotidianas que geram prazer e podem suprir a ausência de uma vida sexual ativa?
Desde 2002, a autora trabalha com a temática do envelhecimento. Os atendimentos semanais permitiram à autora perceber que manter uma vida sexual ativa e de qualidade significa enfrentar e desconstruir preconceitos acerca do processo de envelhecimento, sobretudo no que diz respeito à ideia de que a sexualidade ativa está estritamente relacionada à reprodução e à juventude.
Sobre a autora
Ana Carolina é psicoterapeuta, psicodramatista e especialista em Psicologia Hospitalar pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Mestre em Psicologia Clínica (Sexualidade e Envelhecimento) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Psicóloga colaboradora do Laboratório de Neurociências – LIM-27 do IPq-HCFMUSP. Coordena grupos de psicoterapia de idosos e grupos de cuidadores de pacientes com doença de Alzheimer.