Marketing de serviços de moradia para idosos é tema de doutorado

Natani Silveira entrevistou funcionários de três moradias especializadas e constatou em sua tese de doutorado na FEA/USP que as empresas aplicam estratégias de marketing de forma intuitiva e muitas vezes amadora neste segmento. Há uma carência no desenvolvimento de marketing específico. Além disso, como dificultador, há poucas informações consolidadas sobre o perfil do público idoso, pois o mercado não é homogêneo, existem diversas características particulares que não são consideradas.

Letícia Paiva *

 

marketing-de-servicos-de-moradia-para-idosos-e-tema-de-doutoradoO aumento da porcentagem de idosos no total da população impulsionou Natani Carolina Silveira (1) a pesquisar como é realizado o marketing de serviços para o mercado de idosos. Segundo ela, “as mudanças na composição demográfica alavancaram o crescimento do mercado voltado para esse público”. A pesquisa focou nos serviços oferecidos por moradias especializadas no acolhimento de idosos e foi apresentada em sua tese de doutorado, que teve o Prof. Dr. Marcos Cortez Campomar como orientador e foi defendida no último dia 26 de março.

Durante a pesquisa, Natani Silveira entrevistou funcionários de três moradias especializadas. Constatou que uma das principais preocupações desses empreendimentos é passar a imagem de que oferecem conforto, vitalidade e qualidade de vida aos moradores, afastando a ideia de que moradias como essas seriam uma espécie de asilo ou “depósitos de velhos”, pensamento ainda muito recorrente entre os brasileiros.

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

No entanto, ela diz que o potencial desse mercado ainda é muito negligenciado. Na pesquisa, ela percebeu que “as empresas aplicam estratégias de marketing de forma intuitiva e muitas vezes amadora neste segmento”. Há uma carência no desenvolvimento de marketing específico. Além disso, como dificultador, ela diz que há poucas informações consolidadas sobre o perfil do público idoso. “O mercado não é homogêneo, existem diversas características particulares que não são consideradas”, destaca ela.

Na tentativa de afastar os preconceitos e vender seus serviços, algumas das moradias segmentam a parcela do público que atenderão (dos mais ativos aos já debilitados). “Eles não querem que os idosos esperem adoecer para se mudarem para um residencial, por exemplo”.

Para o futuro, Natani Silveira espera um crescimento no número e na qualidade das moradias especializadas: “Esse público busca serviços diferenciados. É muito importante o mercado se preparar para essa demanda crescente”.

Nota

(1) Natani Carolina Silveira é doutora em Administração na FEA/USP na área de Marketing, mestrado em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP, MBA em Marketing pela Fundace/USP. É pesquisadora e consultora de Marketing do grupo Promark FEA/USP. Principal área de atuação: marketing de serviços e mercado consumidor idoso.

* Letícia Paiva escreve para o FeaUsp. Artigo publicado Aqui, no dia 01/04/2015.

Portal do Envelhecimento

Compartilhe:

Avatar do Autor

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento escreveu 4301 posts

Veja todos os posts de Portal do Envelhecimento
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

LinkedIn
Share
WhatsApp
Follow by Email
RSS