A longevidade no Brasil tem resultado na busca de melhores soluções para moradia na velhice, mas ainda há muito a ser desenvolvido e oferecido.
Pensar que as pessoas idosas têm pior condição financeira do que a média da população mais jovem é um erro, de acordo com recentes pesquisas sobre longevidade. A maioria das pessoas constroem patrimônio até os 50 anos, a partir do que passam a valorizar ainda mais a qualidade dos produtos que consomem. Isso vale também para o investimento no conforto e na segurança da moradia, na perspectiva de utilização de produtos e serviços em tecnologia. De acordo com texto extraído do linkedin:
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Aplicativo Fortaleza60+
- 26/08/2022
Com o passar do tempo, a maneira como os consumidores +50 se relacionam com os produtos e serviços evoluiu drasticamente. A mudança no perfil de consumo desta faixa etária é enorme. A tecnologia tem um papel fundamental, pois aumenta a facilidade de acesso a informações, produtos e serviços, transformando a forma como os consumidores +50 se relacionam com o mercado.
Essa fase da vida já representa mudanças nos arranjos familiares, pois filhos jovens já formam outras famílias ou dedicam-se a carreiras em outras cidades ou países. Os espaços da moradia são transformados para outras atividades, assim como sonhos antigos podem ser realizados durante essa transição.
É importante lembrar que as mudanças nas inspirações de consumo dos consumidores +50 vão continuar ao longo da vida, e as empresas precisam estar atentas e preparadas para as novas exigências. Compreender melhor as necessidades dos consumidores +50 será fundamental para o sucesso de qualquer negócio.
Espaços da casa
Cada vez mais surgem soluções que trazem possibilidades de pequenas mudanças nos espaços da casa, mas percebe-se que ainda falta o interesse de empreendedores que foquem nessa oportunidade. Embora a transição para a velhice não represente inatividade, é um nicho de mercado a ser explorado, considerando o ciclo de vida que se estende com a longevidade. Martin Henkel pontua que existe um universo a ser explorado, questionando: Como preparar marcas, produtos e serviços para uma realidade tangível, importante quantitativamente e bilionária?
Quando falamos da população com 60 anos ou mais as percepções médias vêm carregadas de desinformação e até de preconceito. Há no imaginário popular a certeza de que a maioria das pessoas nesta faixa etária necessitem de apoio estrutural e financeiro dos seus familiares, o que os fatos e dados mostram não ser verdadeiro.
A longevidade no Brasil tem resultado na busca de melhores soluções para moradia na velhice, desde empreendimentos de moradia coletiva até dispositivos que ofereçam mais conforto na residência original. Ainda há muito a ser desenvolvido e oferecido a esse mercado chamado prateado, cada vez mais exigente e ávido por novidades.
Foto destaque de Kampus Production/pexels
