José Rubens Almeida, empreendedor do Psiu Clínica

José Rubens Almeida, 65 anos, bacharel em Ciências da Computação, pós-graduando em Marketing, empresário, conviveu por 11 anos com sua mãe morando numa casa de repouso. Lá, ao observar a rotina dos pacientes e dos profissionais veio à sua mente a imagem de uma cama de hospital com um botão ao lado. As casas de repouso que conheceu não tinham estas campainhas, mas era impraticável rasgar as paredes e passar os fios para instalá-las.

Beltrina Côrte

jose-rubens-almeida-empreendedor-do-psiu-clinicaPortal – O que motivou a empresa a criar a Campainha sem fio?

Alguns meses após ter lançado o Psiu Garçom, para bares e restaurantes, há cinco anos, fomos procurados por um grupo de enfermeiras que conheceu nosso produto numa padaria. Elas estavam abrindo uma casa de repouso e me perguntaram se já tínhamos alguma solução para este mercado. Analisamos as necessidades e criamos as versões de campainhas adequadas para os idosos e seus atendentes. Nasceu assim o Psiu Clínica.

Portal – Como funciona o sistema?

O sistema é composto por campainhas sem fio e painéis de leds. Quando o idoso (ou a atendente que está realizando um procedimento no idoso) necessita de algo, é só acionar o botão de chamada da campainha. Um sinal de radiofrequência será emitido e captado pelo painel. Este irá exibir o número da campainha que chamou. Este número só será apagado do painel quando o profissional que fez o atendimento acionar o segundo botão ou aproximar o chaveiro com imã da campainha. Para imóveis maiores ou com vários andares, é possível interligar vários painéis para que exibam o mesmo número que chamou em todos eles. O Psiu Clínica oferece vários modelos de campainhas, tanto fixas como portáteis. Estas, o idoso pode carregar consigo presa a um colar por toda a casa: sala, jardim, quintal e principalmente ao banheiro.

jose-rubens-almeida-empreendedor-do-psiu-clinicaPortal – É tecnologia nacional?

A tecnologia do Psiu Clínica é 100% nacional.

Portal – O sistema Psiu Clínica é mais procurado pelas clínicas médicas ou Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs)?

É mais procurado pelas ILPIs e menos pelas clínicas médicas.

Portal – Pode ser também usado em residências familiares com pessoas idosas acamadas ou não?

Sim, pois existem painéis menores e mais baratos e os números chamados também podem ser exibidos nas televisões da casa, sem atrapalhar a exibição normal da programação da TV.

Portal – Em termos de custo, é viável a sua implantação em ILPIs que atendem pessoas com poucos recursos?

Sem dúvida, porque seu custo é muito mais baixo do que realizar uma reforma no imóvel para embutir nas paredes os conduites e seus fios que permitam instalar uma campainha ao lado de cada cama. Além do transtorno de se realizar uma reforma com todos os idosos morando na casa.

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

Portal – Onde sua empresa atua?

Em todo o Brasil, pois entregamos todas as campainhas gravadas no painel bem como as frases que ele pode exibir. Para começar a usá-los é só prender o painel na parede com dois parafusos, ligá-lo na tomada e distribuir as campainhas.

jose-rubens-almeida-empreendedor-do-psiu-clinicaPortal – Quais são os maiores problemas enfrentados até o momento? E como tem resolvido?

Muitos donos de ILPIs não encaram as campainhas como uma ferramenta fundamental para auxiliá-los na prestação de serviços aos seus clientes. Alegam que o paciente não lúcido nunca vai conseguir acionar um botão. Mas esquecem-se que ao lado de um paciente não lúcido pode estar um lúcido, que num momento de necessidade pode acionar o botão. A atendente que está realizando um procedimento pode necessitar de ajuda. E já encontramos muitas casas com vários andares, várias casas interligadas, imóveis construídos com quartos externos e distantes etc. Procuramos mostrar esta realidade e frisar que um pronto atendimento pode salvar uma vida, principalmente no caso do idoso. Outra dificuldade está no pagamento da compra das campainhas. Nem sempre o pagamento em 3 parcelas se enquadra no fluxo financeiro da casa. Para isto, resolvemos implantar o sistema de pagamento em até 6 vezes pelo cartão de crédito ou em até 48 vezes pelo cartão BNDES.

jose-rubens-almeida-empreendedor-do-psiu-clinicaPortal – Como é o monitoramento?

O Psiu Clínica possui o software Psiu Tempo. Com este é possível verificar quanto tempo se gastou para atender cada chamado, campainhas que mais chamaram, tempo médio de atendimento, chamados não atendidos, etc., permitindo que a administração da instituição monitore o desempenho dos funcionários, inclusive durante o período noturno.

Portal – Qual seu olhar sobre a situação da pessoa idosa institucionalizada?

Se entendemos corretamente a pergunta, o caso do idoso internado numa ILPI é resultado das transformações sócio-econômicas que o Brasil começou a passar nos últimos 50 anos. A família toda sai de casa todos os dias ou para trabalhar e/ou para estudar. Com isso, o idoso que começa a perder seus movimentos próprios e sua lucidez não pode mais passar o dia todo sozinho. Alguém tem que cuidar dele. Com os avanços da medicina, da indústria farmacêutica e da indústria de alimentos mais saudáveis, o ser humano está vivendo mais tempo. Além disso, a mão de obra doméstica está desaparecendo, absorvida pelas indústrias e escritórios onde as “domésticas” encontram muito mais benefícios, tais como: horário fixo de trabalho, descanso semanal remunerado, plano de saúde (alguns até para a família toda), pagamento de horas extras e principalmente o status de deixar o trabalho na casa, leia-se doméstica, para ir trabalhar na empresa, leia-se operária. A família que passou a semana inteira fora de casa trabalhando e/ou estudando, sente-se no direito de, aos finais de semana, sair para viajar, passear ou ao menos fazer uma refeição fora de casa, e nem sempre o idoso está em condições de acompanhá-la. Donde concluímos que a situação do idoso internado numa ILPI, apesar de, para alguns parecer um mal necessário, principalmente aqueles que ainda usam o termo “asilo”, consideramos que as ILPIs são um bem necessário. Ali o idoso é alimentado na hora certa, medicado na hora certa, higienizado na hora certa e recebe assistência de profissionais das diversas áreas da saúde. E, principalmente, não se sente sozinho e abandonado em sua própria casa.

jose-rubens-almeida-empreendedor-do-psiu-clinicaPortal – Como o senhor vê o mercado do envelhecimento hoje no Brasil?

De acordo com as pesquisas e projeções do IBGE, hoje no Brasil, a população está distribuída pela faixa etária em uma figura com o formato de pirâmide. Os mais velhos no seu pico. Daqui a 36 anos, a figura desta distribuição etária da população estará no formato de um tonel. Portanto, em 2050, a quantidade de idosos será igual à de jovens. Com esta projeção, muitos setores de nossa sociedade deverão estar melhor preparados para atender e entender a população idosa.

Portal – Gostaria de dizer algo mais?

Devo ressaltar que percebo uma ótima atuação da ANVISA no trabalho de orientação e cobrança de resultados junto aos proprietários de ILPIs. Isto é fundamental para encerrar para sempre a fase do “asilo” e oferecer ao idoso uma vida saudável, instalações dignas e serviços médicos necessários.

Serviço

Maiores informações sobre o Psiu Clínica podem ser obtidas pelo fone: (11) 2737-7687 ou email: [email protected]. Site: Acesse Aqui

Portal do Envelhecimento

Compartilhe:

Avatar do Autor

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento escreveu 4370 posts

Veja todos os posts de Portal do Envelhecimento
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

-->

Conecte-se com a gente

LinkedIn
Share
WhatsApp
Follow by Email
RSS