Quem se inscrever no Congresso (a ser realizado no Chile) até o dia 31 de julho, terá 20% de desconto.
“Duas décadas de progresso e gerações em transformação” é o tema central do IX Congreso Latinoamericano de Psicogerontología, promovido pela Red Interdisciplinaria Latinoamericana de Psicogerontología (REDIP), que há 20 anos promoveu o primeiro congresso. Em 2025, a organização do evento – dirigido a profissionais, estudantes e pesquisadores nas áreas de envelhecimento e saúde mental – é da Universidad de Chile, de la Pontificia Universidad Catolica de Chile e da Sociedad Chilena de Psicogerontología (SChP).
CONFIRA TAMBÉM:
O evento, a ser realizado em Santiago, Chile, entre 20 a 22 de novembro de 2025, reúne diversos pesquisadores latino-americanos, para refletir sobre os avanços, desafios e novas questões que se colocam em torno do envelhecimento e da saúde mental na velhice. Trata-se de um espaço interdisciplinar importante para compartilhar conhecimentos e fortalecer redes.
O IX Congreso Latinoamericano de Psicogerontología tem como principais objetivos: promover o diálogo intergeracional e a participação de novas vozes; aumentar a conscientização sobre temas emergentes, como inteligência artificial, gênero, cuidado, questões de fim de vida e diversidade; e fortalecer a rede latino-americana de trabalho colaborativo sobre envelhecimento.
O Portal do Envelhecimento e Longeviver, por meio de sua fundadora, Beltrina Côrte, participa da REDIP desde sua fundação, em 2005. De fato, como consta na página do evento, o Congresso simboliza não apenas a reativação de um espaço internacional de diálogo após a pandemia, mas também a renovação geracional e o fortalecimento dos intercâmbios entre profissionais, pesquisadores, estudantes e comunidades interessadas em psicogerontologia a partir de uma perspectiva interdisciplinar, crítica e situada.
O IX Congreso Latinoamericano de Psicogerontología conta com palestras, mesas redondas, lançamentos de livros e apresentação de comunicações e pôsteres livres em mais de nove eixos temáticos.
Eixos temáticos
1) Comunicação, mídia e novas tecnologias (TICs, IA)
2) Direitos, discriminação e abuso
3) Deficiência, dependência e cuidado
4) Mecanismos de intervenção em psicogerontologia
5) Diversidade e especificidades (povos indígenas, LGBTI+, deficiência)
6) Educação e formação
7) Fim da vida (cuidados paliativos, suicídio, eutanásia)
8) Intervenções com perspectiva de gênero
9) Patologias na perspectiva da psicogerontologia (demência, depressão, vícios)
Trabalhos que podem ser submetidos
O Congresso contará com apresentação de trabalhos livres (instrumentos de pesquisa e intervenção), Mesas redondas temáticas com especialistas; e Palestras, conferências e lançamentos de livros. As inscrições estão abertas para submissão de trabalhos em uma das seguintes categorias:
1) Pesquisa: Produção científica sobre temas psicogerontológicos.
2) Mecanismos de intervenção: Experiências clínicas ou comunitárias.
Prazo final para submissão de trabalhos: 29 de junho de 2025
Segue o guia para submissão de trabalhos
Serviço
IX Congresso Latinoamericano de Psicogerontologia
Quando: 20, 21 e 22 de novembro de 2025.
Onde: Chile. O evento será realizado em dois espaços universitários: na Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad de Chile e no Campus Oriente da Pontificia Universidad Católica de Chile.
Inscrições: já estão abertas e com desconto de 20% (até 31 de julho para participantes que não submeterão trabalhos). A pré inscrição pode ser realizada neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeFaonkkzOzCIJcygqZThWPhO5HixKlrwUXNo2-90gMTO422w/viewform
Pagamento da inscrição com desconto: https://educacioncontinua.uc.cl/programas/ix-congreso-latinoamericano-de-psicogerontologia-dos-decadas-de-avances-y-generaciones-en-transformacion/
Maiores informações
Email: congresopsicogerontologia2025@gmail.com
Facebook do Congresso: https://www.facebook.com/people/IX-Congreso-Latinoamericano-de-Psicogerontolog%C3%ADa/61574334764300/
Facebook da REDIP: https://www.facebook.com/redredip/
