Portugal – 90% dos utilizadores da Internet acima dos 60 anos são do sexo masculino e despendem mais de cinco horas semanais online, na sua maioria a consultar o e-mail (98%), a pesquisar informação sobre actividades de lazer (67%), a ler notícias (64%) ou a realizar operações bancárias online (58%).
Estes são alguns dos resultados de uma sondagem sobre a utilização da Internet realizada pela Panda Security, no seguimento da nova campanha institucional sobre segurança online intitulada “Internet em Mãos Seguras”, disponível Aqui
O estudo realizado em Novembro e Dezembro de 2010, questionou 16.850 utilizadores da Internet com mais de 60 anos acerca das suas actividades favoritas na Web, para além dos principais problemas que enfrentam para se adaptar a este novo ambiente digital.
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A utilização de redes sociais ou a participação activa em fóruns e blogs não se encontram entre as actividades de eleição dos cidadãos seniores, considerando-as antes ferramentas indicadas para os mais jovens. Preferem quase exclusivamente o e-mail para conversar com amigos e com a família (98%) do que as redes sociais (apenas 28% as utilizam), fóruns ou blogs (11%).
66% dos idosos afirmam deter conhecimentos suficientes sobre a Internet, e 74% sentem-se seguros ao navegar na Web. 22% utilizam recursos de aprendizagem online para aumentarem os seus conhecimentos tecnológicos. Adicionalmente, 54% dos utilizadores com mais de 60 anos fazem compras online, sendo os pacotes de viagens a opção de compra preferida (62%). Em seguida vêm o software (56%) e música/filmes (46%). Alimentação é o item menos comprado online (10% apenas).
Internet: um lugar amigável para idosos?
Quando questionados sobre os principais problemas enfrentados ao comprar online, a maioria indicou as dificuldades em identificar os níveis de segurança e confiança dos sites onde comprar (64%). Outra dificuldade apontada foi a criação de passwords fortes mas simples de recordar (51%), seguindo-se a utilização das plataformas de pagamento de compras online (44%). 41% destes utilizadores de idade mais avançada afirma utilizar a mesma password para todas as suas contas online devido à dificuldade de recordar diversas credenciais.
O quarto maior problema é encontrar a informação pretendida (36%), juntamente com o preenchimento de formulários online (33%). Outras dificuldades prendem-se com o tipo e dimensão das fontes utilizadas em websites, problemas de ligação e de lentidão, e a definição de alguns produtos e serviços oferecidos online.
Quanto às ameaças mais perigosas na Web, a resposta mais comum são as infecções de vírus (92%), seguindo-se o roubo de identidade (83%), mais precisamente o roubo de credenciais de e-mail e bancárias. O spam é outra fonte de preocupação (57%), assim como a segurança das transacções bancárias (50%). Curiosamente, 30% dos cidadãos seniores receiam o contacto com estranhos e 11% têm receio de ser alvo de ciber-bullying.
Quando questionados se sabem como se proteger dos perigos da Internet, 59% afirmam não ter a certeza, apesar de tomarem precauções para assegurar a sua segurança. Evitar visitar websites desconhecidos (26%), e possuir antivírus actualizados são duas das principais práticas, mas apenas em 15% dos casos. 4% disse ter uma firewall instalada e activada, e 6% consultam na Web as últimas notícias sobre segurança, conselhos e recomendações.
Netos na Web + Computadores dos avós = Perigo
O ritmo frenético da vida diária leva a que muitas vezes os pais deixem os filhos com os avós. 13% dos utilizadores acima dos 60 têm consciência de que os menores utilizam os seus computadores domésticos. Quando questionados sobre se conhecem as actividades online dos seus netos, 42% afirma sabê-lo e 39% apenas o sabe parcialmente, face aos 18% que quase nada sabem relativamente a esta questão.
45% das crianças utilizam os computadores dos avós para chats com o conhecimento deles, sendo que 53% sabe mesmo com quem as crianças falam online.
Campanha “Internet em Mãos Seguras”
A nova campanha da Panda Security, intitulada “Internet em Mãos Seguras”, destina-se a ensinar e a consciencializar para a segurança na Internet e para a protecção de toda a família. A campanha, foca-se no aumento da segurança dos jovens, pais e avós, melhorando os seus conhecimentos através de conteúdos simples e compreensivos.
Cada área do website lida com as principais dificuldades, ameaças e riscos específicos que se colocam a cada grupo etário na Web. Os conselhos simples destinam-se a aumentar a confiança dos utilizadores na Internet, e o website contém recursos para ajudar a compreender o conceito da segurança online e a proteger-se, com tutoriais multimédia sobre vírus e outras ameaças da Internet, e guias em PDF disponíveis em português prontos a imprimir ou a transferir, entre outros.
Fonte: Destak, 17/02/11. Disponível Aqui