Guia reúne orientações básicas para o cuidado da pessoa idosa no domicílio, pois todos precisamos de cuidados até o instante da nossa despedida.
Andréia Guerra Siman e Erika Toledo de Mendonça (*)
A pandemia causada pelo novo Coronavírus nos revelou que somos todos seres frágeis e, por isso, precisamos nos convencer e assumir uma postura de que também somos seres de cuidado! Todos precisamos de cuidados em vários momentos de nossas vidas, desde o instante em que somos concebidos até o instante da nossa despedida. De maneira geral, os extremos da vida são os momentos em que os seres humanos mais necessitam de cuidado, a primeira infância e a velhice.
CONFIRA TAMBÉM:
Sr Genésio, educar a planta
- 10/06/2022
Na velhice, a necessidade de cuidados tende a ser ainda maior quanto piores forem a trajetória individual, as oportunidades, a rede de suporte, que passam pelas políticas de cuidados de longa duração e da efetivação de direitos ao longo da vida.
Foi nesse contexto de pandemia que nasceu “Cuidando em casa: guia básico de cuidados ao idoso”, organizado por Andréia Guerra Siman e Erika Toledo de Mendonça, fruto do Curso de Extensão para Cuidadores de Idosos, no âmbito do projeto “Estratégias tecnológicas e educativas para o enfrentamento da Covid-19” da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tal projeto aliou as preocupações com estratégias de geração de renda em um contexto econômico pandêmico de aumento do desemprego, às preocupações, olhar sensível e compromisso acadêmico com a formação para o cuidado das pessoas idosas, grupo etário fortemente exposto aos inúmeros prejuízos causados pela pandemia.
O Guia
Sinaliza-se ainda, que a necessidade de distanciamento social acentuou a importância do “cuidado em casa”. Assim, o Guia reúne orientações básicas, mas essenciais para o cuidado da pessoa idosa no domicílio. Com linguagem simples e acessível, é composto por uma introdução e dez capítulos com assuntos de grande relevância.
A ordem dos capítulos foi organizada pensando nas principais alterações do corpo no envelhecimento, cujo conhecimento é fundamental para a qualidade de um cuidado. Na sequência, os capítulos apresentam importantes ações preventivas, que contribuem para um envelhecimento saudável e ativo. O tema central na maioria dos capítulos é o cuidado, e ao final do livro foi incluído um capítulo para tratar do cuidado voltado a quem cuida, com vistas a garantir qualidade de vida das pessoas idosas e dos cuidadores.
O conjunto de conteúdos aqui reunidos faz desse Guia um excelente instrumento de formação para pessoas que necessitam e/ou desejam ser cuidadoras, contribuindo para a qualidade do processo cuidado. De um lado, isso favorece a valorização da função de cuidador de idosos e de outro, contribui para uma assistência adequada aos idosos que precisam de cuidados e para um envelhecimento saudável e digno.
Para a professora Andréia Guerra Siman, coordenadora do projeto Estratégias tecnológicas e educativas para o enfrentamento da covid-19, que encerrou suas ações em 2021, o Guia foi pensado em um momento de grandes mudanças na rotina das famílias. Neste contexto, na avaliação da professora, era fundamental que o idoso tivesse acesso a informações de qualidade para o seu autocuidado, assim como o cuidador, para que se sentisse mais preparado para a função. Tal cenário, segundo Andréia Siman, “despertou o interesse dos autores para debater e escrever sobre o enorme desafio de se manter os cuidados mínimos e a dignidade do idoso num cenário de isolamento social”.
A expectativa dos autores e das organizadoras é que o Guia auxilie e oriente as pessoas, mesmo sem formação técnica, sobre questões básicas que envolvem o cuidado com o idoso.
O Guia pode ser acessado também aqui, como no Portal Edições em ebooks.
(*) Andréia Guerra Siman e Erika Toledo de Mendonça, organizadoras do Guia